A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiana Lazzari Universidade de Caxias do Sul
  • Luciane Todeschini Ferreira Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p522-537

Resumo

Objetiva analisar a interação de crianças com quatro e cinco anos com o livro de imagem Quando os Tam-tans fazem tum-tum, de Ivan Zigg. O livro foi tomado como ponto de partida para observar como as crianças interagem com produto cultural constituído pela linguagem visual. No primeiro momento, realizou-se estudo do livro e de suas imagens, focalizando a estrutura narrativa, tendo como pressuposto Saraiva (2001). Em seguida, procurou-se observar as falas das crianças com seus pares durante a leitura. Por último, a análise dos dados foi realizada a partir Vygotsky (1998, 2000, 2007) no que diz respeito à interação e Bakhtin (1981) quanto à dimensão dialógica da linguagem; Zilberman (2003) e Ramos (2010) comparecem para discutir o texto como pertencente à literatura infantil; Oliveira (2008) e Panozzo (2001) fundamentam a visualidade. Constata-se que em atividade de leitura coletiva em ambiente escolarizado, as crianças interagem, principalmente com seus pares, na concretização do livro literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Professora Titular na Universidade de Caxias do Sul. Doutora e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras e Biblioteconomia pela UCS. Realizou estágio de pós-doutoramento em Educação na FaE/UFMG. Desenvolveu pós-doutorado, como pesquisadora sênior pela CAPES, na Universidade de Lisboa, no Instituto de Ciências Sociais, sob orientação de José Machado Pais. 

Fabiana Lazzari, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Atua na FUNDAÇÃO NOVA VICENZA DE ASSISTÊNCIA.

Luciane Todeschini Ferreira, Universidade de Caxias do Sul

Possui doutorado em Letras (área de concentração: estudos da Linguagem - Linguística Aplicada) pela UFRGS (2009), professora na Universidade de Caxias do Sul.

Publicado

2023-07-28

Como Citar

Brocchetto Ramos, F., Lazzari, F., & Todeschini Ferreira, L. (2023). A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 522–537. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p522-537