A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DA INTERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p522-537Resumen
Objetiva analisar a interação de crianças com quatro e cinco anos com o livro de imagem Quando os Tam-tans fazem tum-tum, de Ivan Zigg. O livro foi tomado como ponto de partida para observar como as crianças interagem com produto cultural constituído pela linguagem visual. No primeiro momento, realizou-se estudo do livro e de suas imagens, focalizando a estrutura narrativa, tendo como pressuposto Saraiva (2001). Em seguida, procurou-se observar as falas das crianças com seus pares durante a leitura. Por último, a análise dos dados foi realizada a partir Vygotsky (1998, 2000, 2007) no que diz respeito à interação e Bakhtin (1981) quanto à dimensão dialógica da linguagem; Zilberman (2003) e Ramos (2010) comparecem para discutir o texto como pertencente à literatura infantil; Oliveira (2008) e Panozzo (2001) fundamentam a visualidade. Constata-se que em atividade de leitura coletiva em ambiente escolarizado, as crianças interagem, principalmente com seus pares, na concretização do livro literário.