APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO E TRABALHO NO COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL

Autores

  • Lara Caxico Martins Miranda Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p288-300

Resumo

A pesquisa pretende demonstrar que o trabalho, na modalidade de aprendizagem, se constitui em mecanismo eficaz para a ressocialização do adolescente envolvido com o ato infracional. Utilizando-se da análise quantitativa, o estudo verificou os dados disponibilizados pela 27ª Promotoria da Infância e Juventude de Londrina obtidos no momento da oitiva dos adolescentes em conflito com a lei no ano de 2018. Constatou-se que quarenta por cento dos adolescentes ouvidos estavam, no momento da prática do ato infracional, fora de todo sistema educacional e apenas dezessete por centro estava realizando alguma modalidade regular de trabalho. A partir dessa perspectiva propôs-se a utilização da aprendizagem como mecanismo para ressocialização. Percebeu-se que o instituto da aprendizagem concretiza benefícios do trabalho sem que se obstaculize o acesso e a permanência na escola.

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Biografia Autor

Lara Caxico Martins Miranda, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutoranda em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Martins Miranda, L. C. (2022). APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO E TRABALHO NO COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 288–300. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p288-300

Edição

Secção

Artigos