APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO E TRABALHO NO COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p288-300Resumen
A pesquisa pretende demonstrar que o trabalho, na modalidade de aprendizagem, se constitui em mecanismo eficaz para a ressocialização do adolescente envolvido com o ato infracional. Utilizando-se da análise quantitativa, o estudo verificou os dados disponibilizados pela 27ª Promotoria da Infância e Juventude de Londrina obtidos no momento da oitiva dos adolescentes em conflito com a lei no ano de 2018. Constatou-se que quarenta por cento dos adolescentes ouvidos estavam, no momento da prática do ato infracional, fora de todo sistema educacional e apenas dezessete por centro estava realizando alguma modalidade regular de trabalho. A partir dessa perspectiva propôs-se a utilização da aprendizagem como mecanismo para ressocialização. Percebeu-se que o instituto da aprendizagem concretiza benefícios do trabalho sem que se obstaculize o acesso e a permanência na escola.