ARTES VISUAIS E SÍNDROME DE DOWN NA UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p495-509

Palavras-chave:

Artes Visuais, Inclusão, Ame Down, UFPB,

Resumo

Este artigo objetiva analisar as ações do Projeto Artes Visuais & Inclusão que funciona desde 2014, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da equipe do Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIS) e do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI), com estudantes voluntários e bolsistas. O Projeto tem apoio do Programa de Extensão (PROBEX UFPB) e do Programa de Licenciatura (PROLICEN UFPB), uma das atividades é desenvolvida com o Grupo de Trabalho da Associação Ame Down PB (organização sem fins lucrativos, formada por pais e amigos de Pessoas com Síndrome de Down na Paraíba), tais atividades consistem em duas oficinas de artes visuais mensais realizadas no Laboratório de Práticas Criativas Experimentais (LAPRACE – UFPB). O projeto está fundamentado na perspectiva do paradigma da inclusão (MANTOAN, 2002), utilizando pesquisa participante (DEMO, 1982). Desenvolvemos técnicas variadas de pintura em diversas mídias e suportes. O resultado das diversas ações do projeto resulta em exposições coletivas, realizadas no segundo semestre de cada ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Xavier da Costa, Universidade Federal da Paraíba UFPB

Artista Visual, Curador e Docente/Pesquisador. Pós-doutor em Estética e História da Arte (MAC USP); Doutor em Arquitetura e urbanismo (PPGAU UFRN); Mestre em História (PPGH UFPB); Especialista em Educação Especial (UFPB) e Licenciado em Educação Artística - Artes Plásticas (UFPB). Docente/Pesquisador do Departamento de Artes Visuais da UFPB e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE) e (PPGCCA UFPB).

Márcio Soares dos Santos, Profissional Autônomo da Rede Privada

Professor/pesquisador e Atuário. Mestre em Filosofia (UFPE) e Linguística (UFPE); licenciado em Letras (UFPE) e bacharel em Ciências Atuariais (UFPB). Atua como consultor autônomo na educação de pessoas com deficiências e na área de risco.

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

da Costa, R. X., & dos Santos, M. S. (2022). ARTES VISUAIS E SÍNDROME DE DOWN NA UFPB. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 495–509. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p495-509

Edição

Seção

Artigos