PNUD, OS REFUGIADOS E MIGRANTES NO BRASIL

Autores

  • Adorisio Leal Andrade Universidade Vila Velha
  • Pablo Silva Lira Universidade Vila Velha
  • Daniel Cruz do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p354-365

Resumo

Este é um trabalho referente a Direitos Humanos, Minorias e Refugiados e tem como objetivo geral apresentar de maneira sucinta o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e descrever algumas de suas ações recentes nas questões de refúgio e migrantes, realizando-o por meio de uma revisão bibliográfica, na qual iniciei apresentando alguns pontos conceituais e marcantes referentes ao refúgio, fazendo em seguida um descritivo do que é o PNUD, sua origem, suas ações e distinções em relação ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiado (ACNUR) e algumas ações para apresentar sua importância. Para tanto foi feito um recorte espacial nas ações deste, de modo a restringir os exemplos a aqueles com impacto no Brasil e recorte temporal a partir do período pós-guerras, mais especificamente pós Segunda Guerra Mundial. Dessa forma consegui alcançar todos os objetivos, trazendo uma conceituação do que vem a ser refúgio, distinguindo-o de asilo e apresentando o conceito de migrantes. Apresentando-o assim a partir de um contexto histórico, mostrando sua institucionalização e descrevendo seus principais marcos legais, a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) e as agências que tratam dos refugiados e migrantes. Ainda, continuando, foi realizada a distinção e correlação entre ACNUR e PNUD, bem como suas relações com os refugiados e migrantes dentro de um contexto relacional com o Brasil e exemplificando. Além disso, foi traçado que um está diretamente relacionado a um grupo restrito de pessoas enquanto o PNUD está ao desenvolvimento de um conceito ligado ao desenvolvimento integrado de toda uma comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adorisio Leal Andrade, Universidade Vila Velha

Mestre em Segurança Pública , pela Universidade Vila Velha, possui Pós Graduação em Gestão de Entidades Sem Fins Lucrativos (2006) e Inteligência em Segurança Pública (2011), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Estado do Espírito Santo (2007). Policial Civil, trabalha na Assessoria de Comunicação da instituição, Tutor da Rede Nacional de Segurança Pública desde 2007. Desenvolve pesquisa na área da Comunicação e em Políticas Públicas de Segurança.

Pablo Silva Lira, Universidade Vila Velha

Doutor em Geografia - PPGG/UFES, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Professor do Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Segurança Pública da Universidade Vila Velha - UVV e Professor das Graduações de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia e Gestão Portuária da UVV. 

Daniel Cruz do Nascimento

Mestrando em Segurança Pública, na UVV- Universidade de Vila Velha; Especialista em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2016), tendo como tese apresentada "a expropriação na ocorrência de tráfico ilícito de entorpecentes". Possui graduação em Direito pela Faculdade Nacional (2014). Atua na área da Segurança desde 2004 até a presente data, tendo sido servidor público na Marinha do Brasil, PMES, SEJUS-ES e atualmente na GMVV -Guarda Municipal de Vila Velha, onde exerceu a Segurança de Dignitários, e atualmente é o presidente da Comissão Sindicante e Encarregado de Investigações Preliminares da Corregedoria.

Downloads

Publicado

2022-09-08

Como Citar

Andrade, A. L., Silva Lira, P., & Cruz do Nascimento, D. . (2022). PNUD, OS REFUGIADOS E MIGRANTES NO BRASIL. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 354–365. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p354-365

Edição

Seção

Artigos