INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E PSICOMOTORA EM ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p572-581

Palabras clave:

Iniciação Científica. Metodologias Ativas. Deficiência Intelectual. Oficina de Estimulação. Ensino Superior.

Resumen

Este artigo tem como objetivo compartilhar as experiências, envolvendo metodologias ativas e iniciação científica, realizadas por alunos da Fisioterapia, que participaram de oficinas de estimulação neuropsicológica e psicomotora para acadêmicos com deficiência intelectual, ofertadas pela psicóloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP- FACCAT), em parceria com o curso de Fisioterapia, a partir de um projeto específico, aplicado por ela e pelos alunos e professores da Fisioterapia. Através da experiência, remarca-se a importância do envolvimento de acadêmicos com a pesquisa, o que se configura como uma metodologia ativa, na medida em que se parte da ação à compreensão, como forma de apropriação de conhecimentos necessários à profissão de fisioterapeuta. Do mesmo modo, através da experiência, é possível observar o produtivo envolvimento e construção de conhecimento de professores, da pesquisadora e dos alunos, tanto dos que aplicaram a experiência, quanto dos que dela participaram. Portanto, a aplicação das oficinas gerou inúmeras experiências significativas para todos os envolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Fernanda Carmem Kebach, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Doutora e Mestre em Educação, Professora, Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico NAP-FACCAT, Vice-Presidente do Comitê de Pesquisa da FACCAT

Aneli Paaz, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Mestre em Educação, Especialista em Supervisão Escolar, Licenciada em Letras, Professora e Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, do Comitê de Ética e do Comitê de Pesquisa da FACCAT

Juliana da Silva Carminatti, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Mestranda em Psicologia e Saúde UFCSPA, Especialista em Avaliação Psicológica, Psicóloga no Núcleo de Apoio Psicopedagógico das Faculdades Integradas de Taquara.

Maureen Koch, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Mestre em Acessibilidade e Inclusão Social, Fisioterapeuta e Docente das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Publicado

2021-11-29

Cómo citar

Kebach, P. F. C., Paaz, A., da Silva Carminatti, J., & Koch, M. (2021). INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E PSICOMOTORA EM ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 572–581. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p572-581