QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM SUA DIMENSÃO PRAGMÁTICA COM A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p6-16

Resumo

No cenário contemporâneo, questões sobre gênero e sexualidade têm sido objeto de discussões e debates em diversos aspectos, abordagens de pensamento e concepções, demonstrando a importância de estudos como este no âmbito da educação. Diante disso, propôs-se realizar uma revisão da literatura sobre questões de gênero e sexualidade diante da dimensão pragmática com a educação. Além disto, discutir sobre a inserção de políticas públicas na escola evidenciando seus desafios para implementação no cenário educacional. Como procedimento metodológico, optou-se por uma revisão narrativa da literatura com busca de artigos indexados nas bases de dados: ERIC, LATINDEX, REDALYC e SciELO. Por fim, diante das reflexões tecidas no estudo, foi possível compreender a importância de políticas de equidade, a fim de promover um ambiente escolar mais saudável para todos os indivíduos envoltos no processo de ensino e aprendizagem, e que as escolas têm o poder de preparar os estudantes para se tornarem sujeitos ativos e críticos, promovendo a construção de uma sociedade menos desigual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Tiradentes - UNIT

Bacharel em Psicologia pela Universidade Tiradentes – UNIT. Membro do grupo de estudos Educação, Tecnologias e Contemporaneidade – GPETEC da UNIT; Membro do grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade – GPECS da Universidade Federal de Sergipe - UFS; Membro do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH da UNIT; e Membro sênior da Liga de Psicanálise Tiradentes – LIPT da UNIT.

Míria Dantas Pereira, Universidade Tiradentes - UNIT

Bacharel em Farmácia pela Universidade Tiradentes – UNIT. Membro do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH da UNIT.

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Possui pós-doutorado pela Universidade Complutense de Madrid UCM. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). É pesquisadora e professora da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Conhecimento, cultura e educação. Avaliadora da CAPES na área do ensino PAEP/DPB.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Pereira, M. D., Pereira, M. D., & Feldens, D. G. (2021). QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM SUA DIMENSÃO PRAGMÁTICA COM A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 6–16. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p6-16