CENTRO CULTURAL JUAN FONA

REFLEXIONES SOBRE EL “MUSEO DE SANTARÉM”

Autores/as

  • Elias Mota Vasconcelos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Staël de Alvarenga Pereira Costa Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Marina Salgado Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
  • Willi de Barros Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p171-185

Resumen

Este artículo tiene como objetivo resaltar el Centro Cultural Juan Fona – CCJF, mientras patrimonio cultural construido de Santarém, Pará, así como actualizar informaciones sobre lo mismo, una de las construcciones más antiguas de la ciudad, conocido como “Museo de Santarém”. Fechado de la segunda mitad del siglo XIX, época en la que se construyeron importantes edificaciones en la ciudad, como el Teatro Vitória, el Solar del Barón de Santarém y el Solar de los Campos. El CCJF fue diseñado inicialmente para albergar el Ayuntamiento de la Municipalidad, sin embargo, ya ha sido utilizado como Intendencia, Cárcel Pública, Tribunal de Jurados, Alcaldía, Coordinación de Turismo, Secretaría de Cultura y, a partir de 2011, pasó a funcionar como el CCJF. Entre las once aulas que lo componen, están una rica y valiosa colección de cerámica de Tapajó o Santarém, fragmentos de la misma cerámica, lienzos, muebles de época, exposiciones temporales y permanentes, el esqueleto de una ballena Minke y, utensilios utilizados para torturar y azotar a los negros esclavizados durante la época colonial. La falta de fuentes bibliográficas fue uno de los puntos negativos apuntados para la elaboración de este estudio, por lo tanto, la contribución envolviendo los investigadores de las áreas de turismo, arquitectura, conservación y restauración señalan nuevas posibilidades y avances para estudios actualizados e interdisciplinarios sobre el CCJF. La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica y documental, la observación no participante y la entrevista no estructurada.

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Biografía del autor/a

Elias Mota Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2002). Especialização em Educação Ambiental pelo IBPEX (2004), Especialização em Docência para a atuação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA (2018) e Mestrado em Turismo pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (2015) - CET /UnB. Doutorando em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT do IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Santarém. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Cultura, Patrimônio Histórico Cultural, Cidadania, Identidade, Educação Patrimonial. Tem experiência ainda nos temas Alimentos e Bebidas, Hotelaria, Etiqueta e Postura Profissional, Lazer e Recreação.

Staël de Alvarenga Pereira Costa, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela ESCOLA DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (1974), mestrado em URBAN DESIGN - OXFORD POLYTECHINIC (1980) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas ARQUITETURA E URBANISMO pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o Grupo de Pesquisa em Desenho Ambiental do CNPq e o Laboratório da Paisagem vinculado ao Departamento de Urbanismo e ao PACPS desde 2008. É vice Presidente da Rede Lusófona de Morfologia Urbana desde 2015. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfologia Urbana, Paisagem Urbana, Desenho Urbano, Percepção do Ambiente Construído.

Marina Salgado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Atualmente é professora titular do Departamento de Urbanismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. E coordenadora da Pós-graduação em Arquitetura da Paisagem PUC/MG. Foi professora substituta no departamento de Urbanismo na UFMG e professora assistente do departamento de Engenharia civil na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi bolsista Capes/Reuni do doutorado em Arquitetura e Urbanismo da UFMG; Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG; Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG; Especialista em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela UFMG; Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi Analista de Gestão, Proteção e Restauro e Gerente de Projetos e Obras ambos no IEPHA/MG. Atua na área de projetos urbanos, projeto paisagístico, paisagem e meio ambiente, patrimônio cultural, planejamento urbano e regional e morfologia urbana.

Willi de Barros Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Possui Doutorado em Artes (ênfase em Conservaçao Preventiva) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFMG (2000). e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (1994). Atualmente é Professor Adjunto nível 4, lecionando no Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFMG. Atua como professor nos Programas de Pós Graduação em Artes da Escola de Belas Artes e em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, da Escola de Arquitetura da UFMG. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto e Adequação Ambiental, trabalhando principalmente com os seguintes temas: ensino, pesquisa e consultoria em conservação preventiva de bens culturais, gerenciamento ambiental de coleções, gerenciamento de riscos ao Patrimônio Cultural, conforto ambiental, planejamento e projeto de arquitetura com foco em arquitetura de museus, bibliotecas e arquivos, eficiência energética, arquitetura bioclimática e materiais de construção. Vice-presidente da ANTECIPA - Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do patrimônio

Publicado

2024-07-03

Cómo citar

Vasconcelos, E. M., Costa, S. de A. P., Salgado, M., & Gonçalves, W. de B. (2024). CENTRO CULTURAL JUAN FONA: REFLEXIONES SOBRE EL “MUSEO DE SANTARÉM”. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 171–185. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p171-185