COMUNICAÇÃO INTERNA: ANALISANDO A SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO À COMUNICAÇÃO INTERNA DESENVOLVIDA POR UMA EMPRESA FARMACÊUTICA DO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Marília Dantas Lacerda Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMOC
  • Hemilly Karolyne Ramos de Souza Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMOC
  • Andréa Nogueira do Amaral Ferreira Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMOC
  • Gustavo Souza Santos Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMOC
  • Josiane Santos Brant Rocha Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p538-552

Palavras-chave:

Comunicação interna, Marketing Interno, Satisfação.

Resumo

Além de resultados, grandes empresas têm buscado certificados de excelência para demonstrar seu valor ao mercado. Mas por vezes não atribuem a importância necessária ao seu cliente interno, o próprio colaborador, que tem sua satisfação diretamente ligada ao potencial de produção. A comunicação interna aborda esta correlação e repensa o fluxo empresa x funcionário. Neste contexto, o objetivo do presente estudo é analisar a satisfação dos colaboradores em relação à comunicação interna desenvolvida pela Novo Nordisk – Indústria Farmacêutica, no site Montes Claros – MG. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo aplicado em pesquisa de campo. A amostra foi constituída por 52 funcionários da organização. Foi utilizado um questionário estruturado, contendo 15 questões referentes à satisfação do colaborador em relação à comunicação interna. Os dados foram analisados através de análise descritiva, pontuando frequências e porcentagens. Como resultado, compreendeu-se que a empresa tem realizado estratégias precisas em sua comunicação, mas deve aprimorar itens como a agilidade da transmissão e incentivo à realização de feedbacks. Uma alternativa para agilizar estes processos é a ampliação do setor com investimentos tanto em recursos humanos como tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Dantas Lacerda, Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMOC

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FipMoc - UNIFIPMOC, Montes Claros - MG.

Hemilly Karolyne Ramos de Souza, Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMOC

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FipMoc - UNIFIPMOC, Montes Claros - MG.

Andréa Nogueira do Amaral Ferreira, Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMOC

Mestre em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMOC). Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMOC).

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc - UNIFIPMOC

Doutorando em Desenvolvimento Social e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMOC). Pesquisador do Centro de Educação a Distância da Unimontes - CEAD/Unimontes.

Josiane Santos Brant Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMOC). Coordenadora da Equipe de Pesquisa do Centro de Educação a Distância da Unimontes - CEAD/Unimontes.

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Lacerda, M. D., de Souza, H. K. R., do Amaral Ferreira, A. N., Santos, G. S., & Brant Rocha, J. S. (2022). COMUNICAÇÃO INTERNA: ANALISANDO A SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO À COMUNICAÇÃO INTERNA DESENVOLVIDA POR UMA EMPRESA FARMACÊUTICA DO NORTE DE MINAS GERAIS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 538–552. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p538-552

Edição

Seção

Artigos