O ECOLETRAMENTO EM UMA INOVAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO CONCEITO PARA ESTUDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

  • Claudionor Renato Da Silva UNIVERSIDADE FEDERA DE JATAÍ
  • Denise de Freitas Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p352-367

Abstract

Ecoliteracy links ecology and literacy. The problem: what possible educational innovation can Ecolearning promote in the science teaching curriculum? The general objective is to revisit the concept and methodological proposal of Ecoliteracy, as well as to update the concept/debate in the field of science teaching. The Theoretical Framework methodology was chosen, based on a list of productions on Ecoliteracy between 2012 and 2023 in Brazil. The results under the descriptor "ecoliteracy" point to ecoliteracy as a theoretical contribution to ecology studies in schools; they also point to ecoliteracy practices with the use of children's literature in environmental education and ecolexographies aimed at scientific literacy in science teaching. The paper concludes by pointing out the innovations provided by ecoliteracy in this period of searching for productions on the subject and the need to expand productions under the descriptor "ecoliteracy", thus covering the status of production on ecoliteracy around the world, thus bringing contributions to science teaching and the curriculum in basic education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudionor Renato Da Silva, UNIVERSIDADE FEDERA DE JATAÍ

Doutor em Educação Escolar; Mestre em Educação; Especialista em Gestão Educacional; Licenciado em Matemática, Letras e Química; Estágio Pós-doutoral em Gênero e Sexualidade Pedagogo; Pesquisador especializado nos métodos da pesquisa bibliográfica, da análise documental e Grounded Theory; Professor e pesquisador na UFJ, curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Líder do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual (NuEPFEs/UFJ/CAPES).

Denise de Freitas, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos e Assessora do Setor de Biologia do Centro de Divulgação Científico e Cultural USP - São Carlos. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa - Portugal (2005). Graduou-se em Ciências Biológicas - licenciatura e bacharelado - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá de Ribeirão Preto (1979). Fez Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Atua como docente e pesquisadora junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar e em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, orientando pesquisas no mestrado e/ou doutorado. Coordena o grupo de pesquisa EmTeia: Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências. Foi uma das editoras do Periódico Pesquisa em Educação Ambiental (ISSN ? 1980-1165) no período de 2006 a 2008, tendo sido responsável pelo seu projeto gráfico. Fez parte da organização do I, II, III e IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, no período de 2001 a 2007. Coordenou várias pesquisas em parcerias internacionais tais como o projeto A ciência como cultura: implicações na comunicação científica, em parceria com a Universidade de Lisboa, Portugal, financiado pelo convênio internacional CAPES-GRICES e o projeto A abordagem CTS na produção dos conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para a educação cientifico-tecnológica no âmbito escolar, em parceria com as Universidad Nacional de Cuyo e Universidad Nacional de San Juan, Argentina, financiado pelo convênio CAPES-MINCyT. Foi uma das coordenadoras brasileiras do Programa de Ambientalização Curricular nos Cursos Superiores: caracterização de intervenção e análise do processo, financiado pelo Alfa - Programa de cooperação acadêmica entre a União Européia e a América Latina ? envolvendo 7 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, Itália, Portugal. Atualmente coordena o projeto Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa em parceria com a Universitat Autònoma de Barcelona, financiado pela FAPESP e CNPq. Em sua trajetória acadêmica tem atuado em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências e realizado estudos de investigação no campo da Educação nomeadamente nas subáreas: i) formação de professores de Ciências; ii) processos de ensino e aprendizagem; iii) educação em ciências e biologia; iv) ambientalização curricular.

Published

2024-10-10

How to Cite

Da Silva, C. R., & de Freitas, D. (2024). O ECOLETRAMENTO EM UMA INOVAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO CONCEITO PARA ESTUDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 352–367. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p352-367