EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO E A EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Jully Anny Barrozo Oliveira Discente da Universidade Tiradentes
  • Acácia Gardênia Santos Lelis Docente da Universidade Tiradentes
  • Ana Cristina Almeida Santana Docente da Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p47-56

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação, Gênero, Sexualidade, Diversidade, Cidadania.

Resumo

Construído para o Dossiê de gênero, sexualidade e raça no Brasil da Revista Interfaces, o presente estudo visa a analisar a legitimidade da promoção da educação de gênero e sexualidade pelo sistema regular de ensino, com fundamento na legislação vigente que atribui à escola a responsabilidade por uma educação cidadã, inclusiva e plural. A discussão que envolve estudiosos de gênero, pedagogos, juristas, políticos e a sociedade em geral tem se mostrado uma preocupação hodierna, merecedora de aprofundamento dos estudos. Por essa razão, o presente trabalho, busca analisar o ambiente escolar, em todas as suas perspectivas, que permitam identificar em que medida a ausência de conhecimento sobre gênero e sexualidade atende aos princípios orientadores da educação nacional. Para tanto, é utilizado o método dialético, que permite a melhor compreensão do fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jully Anny Barrozo Oliveira, Discente da Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes

Acácia Gardênia Santos Lelis, Docente da Universidade Tiradentes

Doutoranda em Direitos Fundamentais e Novos Direitos pela Universidade Estácio (RJ); Mestre em Direito pela PUC/PR do Programa de Direito Econômico e Socioambiental, Professora do curso de Direito da Universidade Tiradentes (SE); Coordenadora do projeto de pesquisa “Educação de Gênero nas Escolas Estaduais de ensino fundamental e médio da Grande Aracaju: Um de bate para além dos sexos”.

Ana Cristina Almeida Santana, Docente da Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela PUC-RS

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Oliveira, J. A. B., Santos Lelis, A. G., & Almeida Santana, A. C. (2019). EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO E A EFETIVAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 7(3), 47–56. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p47-56

Edição

Seção

Artigos