INTERAÇÕES ENTRE AGENTES EDUCACIONAIS E CRIANÇAS COM AUTISMO DURANTE A APLICAÇÃO REMOTA DE TAREFAS DE DMTS

Autores

  • Isabela de Oliveira Teixeira Censupeg
  • Priscila Benitez Universidade Federal do ABC
  • Lidia Maria Marson Postalli Universidade Federal de São Carlos
  • Mariana Pita Batista HCFMUSP
  • Diogo Fernando Trevisan
  • João Paulo Gois Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p327-340

Resumo

O estudo teve como objetivos identificar as interações típicas do cotidiano entre agentes educacionais e estudantes durante a aplicação das tarefas e verificar a viabilidade da aplicação pelos agentes, a partir do Sistema de Ensino Baseado em Inteligência Artificial e ABA-SEIA. Participaram três estudantes com autismo com idades entre três e sete anos, e seus respectivos agentes educacionais. O procedimento consistiu em tarefas de seleção por meio do procedimento de emparelhamento de acordo com o modelo com atraso (DMTS) com cada conjunto de estímulos (não-sociais, sociais e familiares) com atrasos de 0, 4 e 8 segundos. Os resultados mostraram que, de forma geral, os agentes educacionais forneciam dicas durante a tarefa. Sendo que os tipos de dicas foram verbais e gestuais, e para alguns estudantes não houve apresentação de dicas. Os dados sugerem que as intervenções dos agentes educacionais parecem ser relevantes para o desempenho dos estudantes nesse tipo de tarefa.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

de Oliveira Teixeira, I., Benitez, P., Marson Postalli, L. M., Pita Batista, M., Fernando Trevisan, D., & Gois, J. P. (2024). INTERAÇÕES ENTRE AGENTES EDUCACIONAIS E CRIANÇAS COM AUTISMO DURANTE A APLICAÇÃO REMOTA DE TAREFAS DE DMTS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 327–340. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p327-340

Edição

Seção

Artigos