INTERAÇÕES ENTRE AGENTES EDUCACIONAIS E CRIANÇAS COM AUTISMO DURANTE A APLICAÇÃO REMOTA DE TAREFAS DE DMTS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p327-340Resumo
O estudo teve como objetivos identificar as interações típicas do cotidiano entre agentes educacionais e estudantes durante a aplicação das tarefas e verificar a viabilidade da aplicação pelos agentes, a partir do Sistema de Ensino Baseado em Inteligência Artificial e ABA-SEIA. Participaram três estudantes com autismo com idades entre três e sete anos, e seus respectivos agentes educacionais. O procedimento consistiu em tarefas de seleção por meio do procedimento de emparelhamento de acordo com o modelo com atraso (DMTS) com cada conjunto de estímulos (não-sociais, sociais e familiares) com atrasos de 0, 4 e 8 segundos. Os resultados mostraram que, de forma geral, os agentes educacionais forneciam dicas durante a tarefa. Sendo que os tipos de dicas foram verbais e gestuais, e para alguns estudantes não houve apresentação de dicas. Os dados sugerem que as intervenções dos agentes educacionais parecem ser relevantes para o desempenho dos estudantes nesse tipo de tarefa.