O ECOLETRAMENTO EM UMA INOVAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO CONCEITO PARA ESTUDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Claudionor Renato Da Silva UNIVERSIDADE FEDERA DE JATAÍ
  • Denise de Freitas Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p352-367

Resumo

Ecoletramento articula a ecologia e alfabetização/letramento. A problemática: qual a possível inovação educacional que o Ecoletramento pode promover ao currículo do ensino de ciências? Objetiva-se, de modo geral, revisitar o conceito e a proposta metodológica do Ecoletramento, bem como, atualizar o conceito/debate no âmbito do ensino de ciências. A metodologia de Marco Teórico é escolhida, a partir do elencamento de produções sobre o Ecoletramento, entre os anos de 2012 a 2023, no Brasil. Os resultados sob o descritor “ecoletramento” apontam o Ecoletramento como aporte teórico aos estudos ambientais/sustentabilidade no espaço escolar; apontam também práticas de Ecoletramento com o uso da literatura infanto-juvenil em Educação Ambiental e ecolexografias visando a alfabetização científica ambiental no ensino de ciências. Conclui-se o trabalho com apontamentos de inovação proporcionadas pelo Ecoletramento, neste período de busca das produções sobre o tema e a necessidade de ampliação das produções sob o descritor “ecoliteracy”, abrangendo, assim, o status da produção sobre o Ecoletramento ao redor do mundo, trazendo, dessa forma, contribuições para o Ensino de Ciências e o currículo na educação básica.

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Biografia do Autor

Claudionor Renato Da Silva, UNIVERSIDADE FEDERA DE JATAÍ

Doutor em Educação Escolar; Mestre em Educação; Especialista em Gestão Educacional; Licenciado em Matemática, Letras e Química; Estágio Pós-doutoral em Gênero e Sexualidade Pedagogo; Pesquisador especializado nos métodos da pesquisa bibliográfica, da análise documental e Grounded Theory; Professor e pesquisador na UFJ, curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Líder do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Formação em Educação Sexual (NuEPFEs/UFJ/CAPES).

Denise de Freitas, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos e Assessora do Setor de Biologia do Centro de Divulgação Científico e Cultural USP - São Carlos. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa - Portugal (2005). Graduou-se em Ciências Biológicas - licenciatura e bacharelado - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá de Ribeirão Preto (1979). Fez Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Atua como docente e pesquisadora junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar e em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, orientando pesquisas no mestrado e/ou doutorado. Coordena o grupo de pesquisa EmTeia: Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências. Foi uma das editoras do Periódico Pesquisa em Educação Ambiental (ISSN ? 1980-1165) no período de 2006 a 2008, tendo sido responsável pelo seu projeto gráfico. Fez parte da organização do I, II, III e IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, no período de 2001 a 2007. Coordenou várias pesquisas em parcerias internacionais tais como o projeto A ciência como cultura: implicações na comunicação científica, em parceria com a Universidade de Lisboa, Portugal, financiado pelo convênio internacional CAPES-GRICES e o projeto A abordagem CTS na produção dos conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para a educação cientifico-tecnológica no âmbito escolar, em parceria com as Universidad Nacional de Cuyo e Universidad Nacional de San Juan, Argentina, financiado pelo convênio CAPES-MINCyT. Foi uma das coordenadoras brasileiras do Programa de Ambientalização Curricular nos Cursos Superiores: caracterização de intervenção e análise do processo, financiado pelo Alfa - Programa de cooperação acadêmica entre a União Européia e a América Latina ? envolvendo 7 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, Itália, Portugal. Atualmente coordena o projeto Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa em parceria com a Universitat Autònoma de Barcelona, financiado pela FAPESP e CNPq. Em sua trajetória acadêmica tem atuado em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências e realizado estudos de investigação no campo da Educação nomeadamente nas subáreas: i) formação de professores de Ciências; ii) processos de ensino e aprendizagem; iii) educação em ciências e biologia; iv) ambientalização curricular.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

Da Silva, C. R., & de Freitas, D. (2024). O ECOLETRAMENTO EM UMA INOVAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO CONCEITO PARA ESTUDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 352–367. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p352-367

Edição

Seção

Artigos