O ECOLETRAMENTO EM UMA INOVAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO CONCEITO PARA ESTUDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p352-367Resumo
Ecoletramento articula a ecologia e alfabetização/letramento. A problemática: qual a possível inovação educacional que o Ecoletramento pode promover ao currículo do ensino de ciências? Objetiva-se, de modo geral, revisitar o conceito e a proposta metodológica do Ecoletramento, bem como, atualizar o conceito/debate no âmbito do ensino de ciências. A metodologia de Marco Teórico é escolhida, a partir do elencamento de produções sobre o Ecoletramento, entre os anos de 2012 a 2023, no Brasil. Os resultados sob o descritor “ecoletramento” apontam o Ecoletramento como aporte teórico aos estudos ambientais/sustentabilidade no espaço escolar; apontam também práticas de Ecoletramento com o uso da literatura infanto-juvenil em Educação Ambiental e ecolexografias visando a alfabetização científica ambiental no ensino de ciências. Conclui-se o trabalho com apontamentos de inovação proporcionadas pelo Ecoletramento, neste período de busca das produções sobre o tema e a necessidade de ampliação das produções sob o descritor “ecoliteracy”, abrangendo, assim, o status da produção sobre o Ecoletramento ao redor do mundo, trazendo, dessa forma, contribuições para o Ensino de Ciências e o currículo na educação básica.