CENTRO CULTURAL JOÃO FONA: REFLEXÕES SOBRE O “MUSEU DE SANTARÉM”

REFLECTIONS ON THE “SANTARÉM MUSEUM”

Autores

  • Elias Mota Vasconcelos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Staël de Alvarenga Pereira Costa Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Marina Salgado Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
  • Willi de Barros Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p171-185

Resumo

Este artigo objetiva destacar o Centro Cultural João Fona – CCJF, enquanto patrimônio cultural edificado de Santarém, Pará, bem como atualizar informações sobre o mesmo, uma das edificações mais antigas da cidade, conhecido como “Museu de Santarém”. Datado da segunda metade do século XIX, época em que foram erguidas expressivas edificações na cidade, como o Teatro Vitória, o Solar do Barão de Santarém e o Solar dos Campos. O CCJF foi concebido inicialmente para sediar a Câmara Municipal, contudo, já foi utilizado como Intendência, Cadeia Pública, Tribunal do Júri, Prefeitura, Coordenadoria de Turismo, Secretaria de Cultura, e, a partir de 2011, passou a funcionar como CCJF. Entre as onze salas que o compõem, estão o rico e valioso acervo de cerâmica Tapajó ou Santarém, fragmentos da mesma cerâmica, telas, móveis de época, exposições temporárias e permanentes, o esqueleto de uma baleia Minke e, utensílios utilizados para torturar e açoitar negros escravizados à época colonial. A carência de fontes bibliográficas foi um dos pontos negativos apontados para a elaboração deste estudo, destarte, a contribuição envolvendo pesquisadores das áreas de turismo, arquitetura, conservação e restauração sinalizam novas possibilidades e avanços para estudos atualizados e interdisciplinares sobre o CCJF.   A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e documental, observação não participante e entrevista não estruturada.

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Biografia do Autor

Elias Mota Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2002). Especialização em Educação Ambiental pelo IBPEX (2004), Especialização em Docência para a atuação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA (2018) e Mestrado em Turismo pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (2015) - CET /UnB. Doutorando em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT do IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Santarém. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Cultura, Patrimônio Histórico Cultural, Cidadania, Identidade, Educação Patrimonial. Tem experiência ainda nos temas Alimentos e Bebidas, Hotelaria, Etiqueta e Postura Profissional, Lazer e Recreação.

Staël de Alvarenga Pereira Costa, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela ESCOLA DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (1974), mestrado em URBAN DESIGN - OXFORD POLYTECHINIC (1980) e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas ARQUITETURA E URBANISMO pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o Grupo de Pesquisa em Desenho Ambiental do CNPq e o Laboratório da Paisagem vinculado ao Departamento de Urbanismo e ao PACPS desde 2008. É vice Presidente da Rede Lusófona de Morfologia Urbana desde 2015. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfologia Urbana, Paisagem Urbana, Desenho Urbano, Percepção do Ambiente Construído.

Marina Salgado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Atualmente é professora titular do Departamento de Urbanismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. E coordenadora da Pós-graduação em Arquitetura da Paisagem PUC/MG. Foi professora substituta no departamento de Urbanismo na UFMG e professora assistente do departamento de Engenharia civil na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi bolsista Capes/Reuni do doutorado em Arquitetura e Urbanismo da UFMG; Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG; Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG; Especialista em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela UFMG; Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi Analista de Gestão, Proteção e Restauro e Gerente de Projetos e Obras ambos no IEPHA/MG. Atua na área de projetos urbanos, projeto paisagístico, paisagem e meio ambiente, patrimônio cultural, planejamento urbano e regional e morfologia urbana.

Willi de Barros Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Possui Doutorado em Artes (ênfase em Conservaçao Preventiva) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFMG (2000). e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (1994). Atualmente é Professor Adjunto nível 4, lecionando no Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFMG. Atua como professor nos Programas de Pós Graduação em Artes da Escola de Belas Artes e em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, da Escola de Arquitetura da UFMG. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto e Adequação Ambiental, trabalhando principalmente com os seguintes temas: ensino, pesquisa e consultoria em conservação preventiva de bens culturais, gerenciamento ambiental de coleções, gerenciamento de riscos ao Patrimônio Cultural, conforto ambiental, planejamento e projeto de arquitetura com foco em arquitetura de museus, bibliotecas e arquivos, eficiência energética, arquitetura bioclimática e materiais de construção. Vice-presidente da ANTECIPA - Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do patrimônio

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Publicado

2024-07-03

Como Citar

Vasconcelos, E. M., Costa, S. de A. P., Salgado, M., & Gonçalves, W. de B. (2024). CENTRO CULTURAL JOÃO FONA: REFLEXÕES SOBRE O “MUSEU DE SANTARÉM”: REFLECTIONS ON THE “SANTARÉM MUSEUM”. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(2), 171–185. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2024v12n2p171-185

Edição

Seção

Artigos