Rebatimentos do contexto neoliberal na formação profissional em serviço social: pluralismo e práticas terapêuticas
Schlagworte:
Formação Profissional, Serviço Social, Contemporaneidade, Neoliberal, Projeto Ético-PolíticoAbstract
Entende-se que a formação profi ssional em Serviço Social na contemporaneidade tem se deparado com a ameaça neoliberal, que advém com uma caracterização de um Estado mínimo diante dos direitos sociais, com um intenso processo de precarização e privatização. Sendo assim, essa conjuntura também incide no sistema educacional e, consequentemente, na formação profi ssional dos assistentes sociais, pois a categoria respalda-se em um projeto ético-político fundamentado na teoria crítica, de forma que a intervenção se dá em uma perspectiva de superação do modo de produção capitalista; além disso, compreende-se o indivíduo como sujeito de direitos. Nesse sentido, para tal intervenção, requer-se um profissional com uma apreensão voltada para uma leitura crítica da dinâmica histórica, com os seus respectivos determinantes econômicos, políticos e sociais. A formação profissional em Serviço Social prop orciona elementos para essa apreensão, que na contemporaneidade, encontra certas implicações em virtude do modelo neoliberal, que poderão rebater na prática, incorrendo em um retrocesso diante dos avanços conquistados a partir do projeto de intenção de ruptura inaugurado no período pós-ditadura militar.Downloads
Veröffentlicht
2012-11-08
Zitationsvorschlag
Santos, G. G. dos, Dionisio, K. C. dos S. S., Santos, L. J. dos, & Benedito, J. de C. (2012). Rebatimentos do contexto neoliberal na formação profissional em serviço social: pluralismo e práticas terapêuticas. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 1(1), 43–53. Abgerufen von https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/465
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Caderno de Graduação. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.