Rebatimentos do contexto neoliberal na formação profissional em serviço social: pluralismo e práticas terapêuticas

Autors/ores

  • Gildete Gomes dos Santos
  • Karine Cinthia dos Santos Silva Dionisio
  • Leandra Januário dos Santos
  • Jonorete de Carvalho Benedito

Paraules clau:

Formação Profissional, Serviço Social, Contemporaneidade, Neoliberal, Projeto Ético-Político

Resum

Entende-se que a formação profi ssional em Serviço Social na contemporaneidade tem se deparado com a ameaça neoliberal, que advém com uma caracterização de um Estado mínimo diante dos direitos sociais, com um intenso processo de precarização e privatização. Sendo assim, essa conjuntura também incide no sistema educacional e, consequentemente, na formação profi ssional dos assistentes sociais, pois a categoria respalda-se em um projeto ético-político fundamentado na teoria crítica, de forma que a intervenção se dá em uma perspectiva de superação do modo de produção capitalista; além disso, compreende-se o indivíduo como sujeito de direitos. Nesse sentido, para tal intervenção, requer-se um profissional com uma apreensão voltada para uma leitura crítica da dinâmica histórica, com os seus respectivos determinantes econômicos, políticos e sociais. A formação profissional em Serviço Social prop orciona elementos para essa apreensão, que na contemporaneidade, encontra certas implicações em virtude do modelo neoliberal, que poderão rebater na prática, incorrendo em um retrocesso diante dos avanços conquistados a partir do projeto de intenção de ruptura inaugurado no período pós-ditadura militar.

Publicades

2012-11-08

Com citar

Santos, G. G. dos, Dionisio, K. C. dos S. S., Santos, L. J. dos, & Benedito, J. de C. (2012). Rebatimentos do contexto neoliberal na formação profissional em serviço social: pluralismo e práticas terapêuticas. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 1(1), 43–53. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/465

Número

Secció

Artigos