A REALIDADE DA INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO VOLTADA PARA AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Autores

  • Vanderlúcia Felix Amorim Silva Faculdade Integrada Tiradentes - FITS
  • Waneska Cunha Sarmento Pinto Faculdade Integrada Tiradentes - FITS
  • Sandra Patrícia Lamenha Peixoto Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Palavras-chave:

Capacitação de Professores. Educação Especial. Direitos Civis.

Resumo

Refere-se a um estudo sobre a realidade escolar pública das crianças com necessidades especiais no qual a capacitação dos professores, a participação do psicólogo escolar/educacional e os métodos didáticos tidos na escola é de extrema importância na aprendizagem dos mesmos, e se a estrutura física de ensino estabelece a facilidade para a transição desses alunos na instituição escolar. Ressaltamos a diferença do que é inclusão social e escolar e seus paradigmas no processo de ensino e aprendizagem principalmente na rede pública no qual a carência é maior, e que os docentes tem pouco acesso aos recursos didáticos apropriados para essas crianças fazendo-nos focar nas leis estabelecidos pelo órgãos reconhecidos no nosso País em prol do direito das pessoas com necessidades escolar. O artigo também considera como objeto prioritário de investigação, a avaliação das condições reais de inclusão que são oferecidas nas escolas, assim como os direitos legais da implementação do acesso a esses discentes. O presente artigo apresenta uma breve discussão sobre o processo de implantação da Educação Inclusiva no Brasil, analisando o papel da Educação Especial no âmbito desta política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlúcia Felix Amorim Silva, Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Refere-se a um estudo sobre a realidade escolar pública das crianças com necessidades especiais no qual a capacitação dos professores, a participação do psicólogo escolar/educacional e os métodos didáticos tidos na escola é de extrema importância na aprendizagem dos mesmos, e se a estrutura  física de ensino estabelece a facilidade para a transição desses alunos  na instituição escolar. Ressaltamos a diferença do que é inclusão social e escolar e seus paradigmas no processo de ensino e aprendizagem principalmente na rede pública no qual a carência é maior, e que os docentes tem pouco acesso aos recurso didáticos apropriados para essas crianças fazendo-nos focar  nas leis estabelecidos pelo órgãos  reconhecidos no nosso País em prol do direito das pessoas com necessidades escolar.

Referências

AMORIM, Dalmo de Souza. Modelos interdisciplinares e multiprofissionais: a questão da interdisciplinariedade na saúde/ Dalmo de Souza Amorim. Ribeirão Preto: Holos, 2007.

BARROS, Célia S. G. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Ática, 2005.

BAUM, William M. Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução/ William M. Baum; tradução Maria Teresa Araujo Silva – 2.ed.rev. e ampl. Porto Alegre, 2006.

BAPTISTA, Claudio Roberto. A inclusão e seus sentidos: entre edifícios e tendas. Disponível em:< http://www.educacaoparavida.com/resources/A%20inclus%C3%A3o%20e%20seus%20sentidos.pdf> Acessado em: 05/04/2013.

BOCK, Ana Mêrces Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologias/ Ana Mêrces Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. – 14ª edição – São Paulo: Saraiva, 2008.

CALDERÓN, Adolfo Ignacio; PESSANHA, Jorge Alexandre; SOARES, Vera Lúcia Pena Carneiro. Educação superior: Construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã, 2007.

CATANIA, A. Charles. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição/ A. Charles Catania; trad. Deisy das Graças de Souza. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

CAVALCANTE, Meire. As leis sobre diversidade. Revista Nova Escola, Publicado em Outubro de 2006.

CERVO, Amado L. BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

FRANÇA, Inacia Sátiro; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Inclusão social da pessoas com deficiências: conquistas, desafios e implicações para a enfermagem. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/23.pdf> Acessado em: 05/04/2013.

FERREIRA, Priscila; GONÇALVES, Adriana Garcia. Perspectiva histórica do processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na política educacional brasileira. Ano V – Número 09 – Janeiro de 2007 – Periódicos Semestral. Disponível em:< http://www.revista.inf.br/pedagogia09/pages/artigos/edic09-anov-art06.pdf> Acessado em: 11/05/2013.

GUZZO, Raquel Souza Lobo (org.). Psicologia escolar: LDB e educação hoje / Raquel Souza Lobo Guzzo. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

HOFFMAM, Jussara Maria Lerch. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre, 2005.

SAHB, Warlley Ferreira. Educação Especial: Olhar histórico, perspectiva atuais e aporte legal. Disponível em:< http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/29077-29095-1-PB.pdf> Acessado em: 11/05/2013.

STAINBACK, Susan. Inclusão: um guia para educadores/ Susan Stainback e William Stainback; tradução Magda frança Lopes. – porto Alegre: Artmed, 1999.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1994.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Educação Inclusiva.Conselho Estadual de Educação de Roraima, 2007.

MYERS, David G. Psicologia Social. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Rio de Janeiro, 2000.

PASSERINO, Liliana Maria; MONTARDO, Sandra Portella. Inclusão social via acessibilidade digital: Proposta de inclusão digital para Pessoas com Necessidades Especiais. Disponível em:< http://compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/144/145> Acessado em: 05/04/2013.

PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à psicologia escolar. 3.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

RODRIGUES, Aroldo. ASSMAR, Eveline Maria Leal. JABLONSKI, Bernardo. Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

TELFORD, Charles W, SAWREY, James M. O Indivíduo Excepcional. Ed. Guanabara:Rio de Jneiro.1977.

Downloads

Publicado

2013-11-21

Como Citar

Silva, V. F. A., Pinto, W. C. S., & Peixoto, S. P. L. (2013). A REALIDADE DA INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO VOLTADA PARA AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 1(3), 67–80. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/863

Edição

Seção

Artigos