ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ATENÇÃO DOMICILIAR NO NÍVEL PRIMÁRIO DE ATENÇÃO À SAÚDE

Autores

  • Wandelyce da Silva Moraes Centro Universitário Tiradentes - Unit
  • Arielle Luise da Silva Oliveira Centro Universitário Tiradentes - Unit
  • Mariana Medeiros Brandão Centro Universitário Tiradentes - Unit
  • Alba Maria Bomfim de França Centro Universitário Tiradentes - Unit

Palavras-chave:

atenção primária a saúde, enfermagem domiciliar, humanização da assistência, assistência domiciliar, cuidados de enfermagem, promoção da saúde.

Resumo

Objetivo: Identificar como é realizada a assistência de enfermagem, segundo evidências científicas da literatura, em atenção domiciliar no nível primário de atenção à saúde. Método: Revisão integrativa de literatura, a busca dos artigos foi realizada em três bases de dados eletrônicas: Indice Bibliográfico Español de Ciencias de la Salud (IBECS), Literatura Lationo-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de dados de Enfermagem (BDENF). Resultados: O estudo evidenciou artigos (04) de publicação nacional e com nível de evidência científica VI. Os níveis de evidência I, II, III, IV, V e VII não apareceram em nenhum estudo. Quanto ao ano de publicação, percebe-se que os artigos são, em sua maioria, publicados nos últimos cinco anos e apenas um em 2006. Todos foram realizados no Brasil, o que indica um aumento recente das pesquisas relacionadas ao tema do estudo. Diante das pesquisas, pode-se observar que a assistência domiciliar tem se apresentado como um modelo de atenção complementar de grande potencial para a organização, para a qualificação e para o ganho de eficiência, efetividade e eficácia por parte dos processos de cuidado em saúde na atenção básica. Conclusão: Esta revisão integrativa evidenciou que a assistência domiciliar tem ganhado importância como um modelo de atenção complementar, visando à autonomia do paciente, assim como o autocuidado, fornecendo subsídios para área de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRITO, M. J. M. et al. Atenção domiciliar na estruturação da rede de atenção à saúde: trilhando caminhos da integralidade. Esc Anna Nery (impr.)2013 out - dez; 17 (4): 603 – 610. Rev. bras. enferm. vol.65 no.6 Brasília Nov./Dec. 2012.

GALLASSI, C. et al. Atenção domiciliar na atenção primária à saúde: uma síntese operacional. ABCS Health Sci. 2014; 39(3):177-185.

GALVÃO, C. M. Editorial, Níveis de evidência. Acta Paul Enferm 2006;19(2):V.

GIACOMOZZI, C. M. LACERDA, M. R. A prática da assistência domiciliar dos profissionais da estratégia de saúde da família. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 645-53.

PAZ, A. A.; SANTOS, B. R. L. Programas de cuidado de enfermagem domiciliar. Revista brasileira de enfermagem, vol.56 no.5 Brasília Sept./Oct. 2003.

Política Nacional de Atenção Básica. Ministério da Saúde, Brasília, 2012.

SILVA, R. A. R. et al. Estratégias de enfrentamento utilizadas por pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. Esc Anna Nery 2016;20(1):147-154.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1 Pt 1):102-6.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Moraes, W. da S., Oliveira, A. L. da S., Brandão, M. M., & França, A. M. B. de. (2017). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ATENÇÃO DOMICILIAR NO NÍVEL PRIMÁRIO DE ATENÇÃO À SAÚDE. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 4(1), 11. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/3403

Edição

Seção

Artigos