EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA ATUAÇÃO EDUCATIVA DO ENFERMEIRO PARA RESULTADOS PERINATAIS SATISFATÓRIOS

Autores

  • Bárbara Regina dos Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Débora Lima da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Alba Maria Bomfim de França Centro Universitário Tiradentes UNIT / AL
  • Giselle Mamede Tenório Centro Universitário Tiradentes
  • Lays Nogueira Miranda Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidado pré-natal, Educação em Saúde, Mortalidade Perinatal.

Resumo

Compreende-se que o período perinatal começa na 22ª semana de gestação até o sétimo dia após o parto, sendo este de extrema importância para a atuação dos profissionais de saúde no sentido de prevenir agravos à saúde da mãe e do concepto. O presente estudo tem como objetivo verificar, a partir de evidências científicas, os aspectos relacionados à atuação educativa do enfermeiro para a promoção de resultados perinatais satisfatórios. Trata-se de uma revisão integrativa sobre a atuação educativa do profissional enfermeiro a partir de uma avaliação das evidências científicas publicadas na literatura. Foi obtido um número de 172 artigos a partir da estratégia de busca, porém, após as leituras apenas 07 respondiam a questão norteadora do estudo. As ações educativas promovem as mulheres melhores segurança às consultas de pré-natal, oferecem tranquilidade e informações sobre o período gestacional, e diminuem a ansiedade e o medo do parto, além de proporcionar um parto humanizado, bem como tem reflexos positivos para a formação e manutenção do binômio mãe-filho.

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Publicado

2016-04-01

Como Citar

Santos, B. R. dos, Silva, D. L. da, Bomfim de França, A. M., Tenório, G. M., & Miranda, L. N. (2016). EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA ATUAÇÃO EDUCATIVA DO ENFERMEIRO PARA RESULTADOS PERINATAIS SATISFATÓRIOS. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 3(2), 109–122. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/2848

Edição

Seção

Artigos