AVALIAÇÃO ANTIBACTERIANA DOS EXTRATOS HEXÂNICO E METANÓLICO DE PRÓPOLIS VERMELHA ENCONTRADA NO MUNICÍPIO BARRA DE SANTO ANTÔNIO/AL

Autores

  • Felipe Hermann Pereira dos Santos Centro Universitário Tiradentes (UNIT)
  • Analice Santos Reis Centro Universitário Tiradentes (UNIT)
  • Jesus Ferreira da Silva Centro Universitário Tiradentes (UNIT)
  • Benedito Ramos da Silva Junior Centro Universitário Tiradentes (UNIT)
  • Simone Beserra da Silva Centro Universitário Tiradentes (UNIT)
  • Ana Claudia Garcia Medeiros Andre Centro Universitário Tiradentes (UNIT)
  • Anacássia Fonseca de Lima Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Palavras-chave:

Própolis Vermelha. Antibacteriano. Alagoas.

Resumo

A própolis vermelha é uma resina de composição variada e complexa relacionada com a flora de cada região e ao período de coleta da seiva. O extrato bruto da resina foi obtido por maceração em etanol absoluto, com posterior separação do solvente através do método de rotaevaporação. Fracionou-se a solução bruta em duas partes, metanólica e hexânica, preparando, posteriormente, soluções em concentrações padronizadas para 1%, 2%, 5% e 10%. Os ensaios biológicos foram realizados “in vitro” frente aos micro- -organismos gram-positivos (Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae e Enterococcus faecalis) e gram- negativos (Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis e Pseudomonas aeruginosa). As análises foram realizadas de acordo com a metodologia dos testes de sensibilidade no meio ágar Muller Hinton através do gotejamento de 10uL de solução em regiões distintas da placa e a atividade antibacteriana da própolis foi aferida observando-se a formação ou não de halos. O etanol absoluto foi utilizado como controle. O extrato hexânico apresentou maior poder antibacteriano frente às bactérias gram-positivas, em contrapartida, a mesma apresentou inibição apenas para o P. mirabilis nas concentrações de 5% e 10%. O extrato metanólico apresentou ausência de inibição frente o micro-organismo gram-positivo E. faecalis em todas as concentrações, contudo, para os gram-negativos foi visto que apenas o P. mirabilis e K. pneumoniae foram inibidos nas concentrações de 5% e 10%. As demais bactérias não foram inibidas diante dos dois extratos independentemente da concentração utilizada. Diante do observado nos testes antimicrobianos, pôde-se concluir que os extratos de própolis vermelha demonstraram maior atividade antibacteriana contra os micro-organismos gram-positivos do que aos gram-negativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Garcia Medeiros Andre, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Ciências da saúde

Referências

ANDRADE, U. V. C. Potencial antibacteriano do extrato hidrossolúvel de própolis obtido por hidrólise alcalina para a inibição de culturas de Staphylococcus aureus e higienização de pré e pós-imersão de tetas de vacas leiteiras. Tese (doutorado) Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia de pós-graduação em tecnologia de alimentos, Curitiba, 2010, p. 85.

APPLENTON, A. Teste de Suscetibilidade a Antibióticos: Guia para a Melhor Prática. Laes e Haes, ano 25, nº 147, Fev/Mar de 2004, pp. 156-168.

DAUGCSH, Andreas et al. A Própolis Vermelha no Nordeste do Brasil e suas características químicas e biológicas. Campinas, SP [s.n.], 2007.

LIMA, Ednaldo Queiroga de et al. Avaliação Comparativa da Atividade Antimicrobiana de Própolis Ápis mellifera, Melipona subnitida e Tetragonisca angustula. NewsLab, São Paulo, ano 16, nº 93, abril/maio de 2009, pp. 178-186.

MARCUCCI, M.C. et al. Própolis tipificada: um novo caminho para a elaboração de medicamentos de origem natural, contendo este produto apícola. Mensagem Doce, 2007. n.90.

MENDONÇA, L. S. Aspectos ambientais, químicos e biológicos relacionados à própolis vermelha. Dissertação (mestrado em saúde e ambiente), Universidade Tiradentes, Aracajú, 2011.

NASCIMENTO, E. A. et al. Um marcador químico de fácil detecção para a própolis de Alecrim-do-Campo (Baccharis dracunculifolia). Revista Brasileira de Farmacognosia, vol. 18, n. 3, 2008, p. 379-386.

NEWMAN, D. J.; CRAGG, G. M.; SNADER, K. M. Natural Products as Sources of New

Drugs over the period 1981-2002. J. Nat. Prod, v. 66, pp.1022-1037, 2003.

OLDONI, T. Isolamento e identificação de compostos com atividade antioxidante de uma nova variedade de própolis brasileira produzida por abelhas da espécie Apis mllifera. Dissertação (mestrado em saúde e ambiente) - Universidade Tiradentes, Escola superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ/USP, São Paulo, SP, Brasil, 2007.

PACKER, I. et al. Método para Pesquisa e Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Produtos de Origem Natural. Curitiba, PA. Revista Brasileira de Farmacognosia, Nº 17, ano 1, 102-107, jan/mar de 2007.

PINTO, M. S.; FARIA, T. E. et al. Efeito de Extratos de Própolis Verde sobre Bactérias Patogênicas Isoladas do Leite de Vacas com Mastite. Braz. J. Vet. Anim. Ali. São Paulo, nº 38, ano 6: 278-283, 2001.

SILVA, B. B. Caracterização da própolis vermelha: sua origem botânica e o efeito

sazonal sobre sua composição química e atividade biológica. Dissertação de mestrado.

Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba/SP. 2008.

TAKAISI-KIKUNI, N.B.; SHILCHER, H. Ele microscopic and microcolorimetric investigations of the possible mechanism of bacterial action of defined propolis provenance. Planta Medica, year 60, n. 3, 1994, pp. 222-227.

VARGAS, A. C. et al. Efeito Antimicrobiano “in vitro” de Extrato Alcoólico de Própolis. Ciência Rural, Nº 34, ano1, jan/fev de 2004.

Downloads

Publicado

2015-05-26

Como Citar

Pereira dos Santos, F. H., Reis, A. S., da Silva, J. F., da Silva Junior, B. R., da Silva, S. B., Andre, A. C. G. M., & de Lima, A. F. (2015). AVALIAÇÃO ANTIBACTERIANA DOS EXTRATOS HEXÂNICO E METANÓLICO DE PRÓPOLIS VERMELHA ENCONTRADA NO MUNICÍPIO BARRA DE SANTO ANTÔNIO/AL. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 2(3), 33–44. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/1923

Edição

Seção

Artigos