Sentimentos dos enfermeirandos frente ao estágio curricular: quais as dificuldades e expectativas?

Autores

  • Cintia Maria Valeriano da Silva
  • Luciana Félix da Silva
  • Maria Esther Brandão Veloso da Silva
  • Suzane Bezerra de França
  • Andrea Rosane Sousa Silva

Palavras-chave:

Sentimentos, Estágios Curriculares, Enfermagem

Resumo

O presente estudo tem como objetivo conhecer os sentimentos dos enfermeirandos frente ao estágio curricular suas dificuldades e expectativas. Para tanto, foi utilizada abordagem pessoal através de questionário, que foi aplicado a trinta acadêmicos de enfermagem do sétimo período dos turnos diurno e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular na Região Metropolitana do Recife, PE. A aplicação do questionário ocorreu nas dependências da instituição no período de aula regular (diurno/noturno) no segundo semestre de 2012. Os dados coletados e transcritos em sua maior parte são apresentados através de gráficos. Com a realização desse trabalho observou-se que há uma grande quantidade de técnicos de enfermagem em busca da graduação superior, também a ocorrência de uma série de sentimentos, expectativas e dificuldades que antecedem o estágio curricular. Conclui-se principalmente que a insegurança e ansiedade fazem parte dos sentimentos de quase totalidade dos acadêmicos de enfermagem e que essas inquietações vão sendo superadas gradativamente no decorrer dos estágios. Sugestionamos outras pesquisas que possam vir a buscar mais resultados dentro desta mesma óptica, numa amostra maior, envolvendo várias instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Silva, C. M. V. da, Silva, L. F. da, Silva, M. E. B. V. da, França, S. B. de, & Silva, A. R. S. (2013). Sentimentos dos enfermeirandos frente ao estágio curricular: quais as dificuldades e expectativas?. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 1(1), 51–66. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/1059

Edição

Seção

Artigos