Uso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação: uma revisão sistemática

Autores

  • André Santos Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Levi da Costa Mota Universidade Federal de Sergipe
  • Adicinéia Aparecida de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n3p9-22

Palavras-chave:

Ensino, aprendizagem, curso, linguagem de programação, programação, AVA, ambiente virtual de aprendizagem, teaching, learn, course, programming language, programming, VLE, virtual learning environment

Resumo

Um dos grandes desafios enfrentados pelos cursos de computação é tornar o ensino de programação mais atrativo e intuitivo para os alunos. Diante disso, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tem se colocado como uma solução para suportar e facilitar o ensino de programação. Este artigo descreve uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo é identificar, analisar e avaliar estudos primários envolvendo uso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação com o propósito de caracterizá-las, do ponto de vista dos desenvolvedores e professores de programação no contexto no qual os estudos foram realizados. O trabalho constata que há apenas dois estudos relevantes publicados sobre o tema e que dessa forma há espaço para estudos futuros que busquem desenvolver novas técnicas e ferramentas pedagógicas que suportem com mais eficiência e eficácia os desafios enfrentados no ensino de programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Santos Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professor Efetivo do IFS Instituto Federal de Sergipe, Campus Itabaiana, desde 2012. Especialista em Análise de Sistemas com ênfase em WEB pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tirandentes (Unit). Cursando o Curso Strictu Senso (Mestrado) de Ciência da Computação na UFS - Universidade Federal de Sergipe. Possui vários anos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) atuando principalmente como Gerente de Projetos e como Analista de Sistemas na modelagem e desenvolvimento de softwares em diversas plataformas, principalmente na plataforma Java Enterprise. Participou da construção e da elaboração da ferramenta de desenvolvimento de Aplicações JavaEE e de portal iWorkplace (http://www.iworkplace.com.br). Tem interesse e desenvolve pesquisas que incluem: Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Engenharia Web, Sistemas de Informação, Gestão e Educação.

Levi da Costa Mota, Universidade Federal de Sergipe

Especialista em Sistemas de Informação para Web pela Universidade Tiradentes (2003) e possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (1999). Cursando o Curso Strictu Senso (Mestrado) de Ciência da Computação na UFS - Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe, do Curso de Manutenção e Suporte em Informática e Técnico Judiciário na área de apoio Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, em Sergipe, atuando como Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação. Também atuou como desenvolvedor e arquiteto no Projeto Judicial Eletrônico - PJe, junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT. Antes disso, trabalhou por doze anos como analista de sistemas sênior da InfoNet, atuando como arquiteto e desenvolvedor do iWorkplace (www.iworkplace.com.br), ferramenta para desenvolvimento de aplicações em plataforma Java. Também atuou na concepção e desenvolvimento de uma solução de Automação Bancária para o Banco do Estado de Sergipe (2000). Além de diversos outros sistemas para Web na plataforma Java Enterprise. Além disso, atuou ministrando diversos cursos técnicos na área da Tecnologia da Informação e disciplina de curso de pós-graduação na mesma área.

Adicinéia Aparecida de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunto do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde 2009. Doutora em Engenharia Elétrica (Sistemas Digitais) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Análise e Projeto de Sistemas pela FECAP. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenou cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação. Foi Gerente de Informática e Consultora na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PROCC/UFS). Gerencia o Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do Hospital Universitário da UFS. Lidera o Grupo de Pesquisa em Informática em Saúde (GEPIS) e participa do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software do DCOMP/UFS. Tem interesse e desenvolve pesquisas que incluem: Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Engenharia Web, Sistemas de Informação, Gestão de TIC, Gestão de Processos de Negócios e Informática em Saúde.

Referências

CHAVES, J. O.; CASTRO, A.; LIMA, R.; FERREIRA, K.. Um Módulo de Integração com Juízes On-line para Auxiliar Atividades de Programação. Revista de Informática Aplicada, v. 9, n. 1, 2014.

CHAVES, José Osvaldo; CASTRO Angélica; LIMA Rommel; LIMA Marcos Vinicius; FERREIRA Karl. MOJO: Uma ferramenta para auxiliar o professor em disciplinas de programação. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2013). 2013.

DE BARROS PAES, Rodrigo; MALAQUIAS, Romero; GUIMARÃES, Márcio; ALMEIDA Hyggo. Ferramenta para a Avaliação de Aprendizado de Alunos em Programação de Computadores. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2013.

FRANÇA, Allyson Bonetti; SOARES, José Marques. Sistema de apoio a atividades de laboratório de programação via Moodle com suporte ao balanceamento de carga. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Aracaju, 2011.

KITCHENHAM, et al, “Preliminary Guidelines for Empirical Research in Software Engineering”, IEEE Transactions on Software Engineering, vol. 28, n° 8, August 2002.

LAW, Kris MY; LEE, Victor CS; YU, Yuen-Tak. Learning motivation in e-learning facilitated computer programming courses. Computers & Education, v. 55, n. 1, p. 218-228, 2010.

MAFRA, S. N., “Protocolo de Revisão Sistemática” Grupo de Engenharia de Software Experimental, Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ), 2005.

MOHOROVIČIĆ, Sanja; STRČIĆ, Vedran. An Overview of Computer Programming Teaching Methods. In: XXII Central European Conference on Information and Intelligent Systems, p. 1-6, 2011.

OTHMAN, Mahfudzah; OTHMAN, Muhaini. The Proposed Model of Collaborative Virtual Learning Environment for Introductory Programming Course. Turkish Online Journal of Distance Education-TOJDE, 13 (January), 100–112, 2012.

PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; SCHMITT, Valdenise; DIAS, M. R. A. C. Ambientes virtuais de aprendizagem. AVA-Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2007.

VERDÚ, Elena; REGUERAS Luisa M.; VERDÚ Mária J.; LEAL José P.; DE CASTRO Juan P.; QUEIRÓS Ricardo. A distributed system for learning programming on-line.Computers & Education, v. 58, n. 1, p. 1-10, 2012.

Downloads

Publicado

2015-10-17

Como Citar

Oliveira, A. S., Mota, L. da C., & de Oliveira, A. A. (2015). Uso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação: uma revisão sistemática. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 1(3), 9–22. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n3p9-22

Edição

Seção

Artigos