Uso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.17564/2359-4942.2015v1n3p9-22Keywords:
Ensino, aprendizagem, curso, linguagem de programação, programação, AVA, ambiente virtual de aprendizagem, teaching, learn, course, programming language, programming, VLE, virtual learning environmentAbstract
Um dos grandes desafios enfrentados pelos cursos de computação é tornar o ensino de programação mais atrativo e intuitivo para os alunos. Diante disso, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tem se colocado como uma solução para suportar e facilitar o ensino de programação. Este artigo descreve uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo é identificar, analisar e avaliar estudos primários envolvendo uso de ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ao ensino de programação com o propósito de caracterizá-las, do ponto de vista dos desenvolvedores e professores de programação no contexto no qual os estudos foram realizados. O trabalho constata que há apenas dois estudos relevantes publicados sobre o tema e que dessa forma há espaço para estudos futuros que busquem desenvolver novas técnicas e ferramentas pedagógicas que suportem com mais eficiência e eficácia os desafios enfrentados no ensino de programação.Downloads
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