DA ÉTICA EMPRESARIAL À ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTABIL: uma discussão à luz da moral e da ética humana

Autores

  • Luis Lima de Araujo Universidade Tiradentes
  • Thaisquele da Silva Bernardino Joaquim Universidade Tiradentes
  • Diego Silva Souza Professor da Universidade Tiradentes
  • Cristina Ribeiro de Lisboa Sucupira Professora da Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Ética, Moral, Profissional Contábil.

Resumo

Discutir sobre a ética é essencial para a boa atuação do profissional contábil, pois no mundo dos negócios existem conflitos que evidenciam a necessidade da correta postura do profissional. É a obediência a moral e a ética que determinam os critérios de ordem que regulamentam as relações sociais, a atividade profissional é uma delas, a qual possui regras, princípios e normas a ser seguidas e indicam quais são os direitos e deveres de todos os indivíduos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral estabelecer a importância da ética para o profissional contabilista nas organizações. Tem como objetivos específicos: expor os conceitos e pressupostos teóricos da moral e da ética, discorrer sobre a ética nas empresas e analisar a atuação do profissional contábil de acordo com Código de Ética Profissional do Contador. Para a sua elaboração utilizou-se da pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Lima de Araujo, Universidade Tiradentes

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Thaisquele da Silva Bernardino Joaquim, Universidade Tiradentes

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Diego Silva Souza, Professor da Universidade Tiradentes

Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente sou Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis EAD, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (presencial e EAD) e Administração (EAD). Possuo experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, e como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS. Educador Certificado pelo Google for Education nos níveis 1 e 2.

Cristina Ribeiro de Lisboa Sucupira, Professora da Universidade Tiradentes

Possuo graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (1998) e especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Tiradentes (2004) e especialização e Gestão Fiscal e Planejamento Tributário pela Fanese (2014) . Tenho experiência na área de Contabilidade, Fiscal e Trabalhista, Auditoria e Perícia Contábil. Coordenadora Técnica na empresa Barros Filhos Contabilidade Ltda há 18 anos, atuando como coordenadora dos setores fiscal e contábil e pessoal há 14 anos. Desempenho atividades na empresa com domínio na área fiscal e contábil na elaboração de balanços, balancetes mensais, acompanhamento de lançamentos e rotinas contábeis, apuração de impostos em empresas tributadas pelo Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional, empresas do 3º setor, elaboração das obrigações fiscais e acessórias no âmbito federal: IRPF / DCTF / DEFIS / DIPJ / DIRF / SPED/ECD E SPED/ECF, compensação de impostos através de PERD/COMP. Prática na integração contábil em todos os módulos ( Escrita Fiscal, contabilidade, Folha de pagamento, ativo imobilizado) e tenho experiencia nos programas Fortes, Alterdata, Mastermaq e Domínio Sistemas e na área de contabilidade pública nos programas Siscont e Siscac onde atuo como contadora em Conselhos de Fiscalização (OAB/Seccional Sergipe, CRECI/SE, CRESS e CRQ) há 18 anos. Conselheira do CRC/SE na gestão 2016-2020 e participo como integrante da câmara de desenvolvimento profissional. Professora Universitária na Universidade Tiradentes desde janeiro de 2014 no curso de Ciências Contábeis presencial e EAD - ensino a distância e Pós Graduação UNIT nas disciplinas de Prática de Contabilidade I, II e III, Auditoria e Perícia Contábil, Contabilidade pública, Análise das Demonstrações Financeiras, Planejamento e Contabilidade Tributária e Estágio e orientação de TCC.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Araujo, L. L. de, Joaquim, T. da S. B., Souza, D. S., & Sucupira, C. R. de L. (2021). DA ÉTICA EMPRESARIAL À ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTABIL: uma discussão à luz da moral e da ética humana. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(3), 99. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7749

Edição

Seção

Artigos