SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: AMPLIANDO OS OLHARES

Autores

  • Jane Cláudia Jardim Pedó Universidade Tiradentes
  • Claudia Barreto Universidade Tiradentes
  • Ana Lorena Nascimento Pinto Universidade Tiradentes
  • Maria Jussilene Santos Leite Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação, Serviço Social, Questão Social

Resumo

O presente trabalho intitulado “O serviço social na educação: ampliando os olhares” traz em sua essência a afirmativa que remete a importância do serviço social no enfrentamento das expressões da questão social e as possibilidades de atuação neste campo, tendo como base as legislações e literaturas existentes. Este estudo teve como objetivo geral analisar as possibilidades e necessidades do serviço social na educação, com base na Lei de Diretrizes de Bases da Educação - LDB e no Plano Nacional de Educação – PNE. A metodologia utilizada para alcançar este objetivo foi a documental e o método que serviu como base da investigação aproximou-se do dialético. Entende-se ainda que a contribuição do assistente social nesta área é importante e necessária, pois se trata de um profissional de olhar crítico, questionador e propositivo, capaz de elaborar, planejar e executar ações sócio educativas juntamente com a comunidade escolar, apresentando-se como aliado dentre os demais profissionais da esfera institucional, na busca por uma educação democrática, de qualidade, em favor da igualdade e da justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Cláudia Jardim Pedó, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1985), graduação em Educação Artística Habilitação Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas (1997), especialização em Serviço Social e Política Social pela Universidade Nacional de Brasília (2001), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, escola, mundo do trabalho, família, exclusão social, agricultura familiar e economia solidária.

Claudia Barreto, Universidade Tiradentes

Graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes (UNIT)/Sergipe. Campus Farolândia.

Ana Lorena Nascimento Pinto, Universidade Tiradentes

Graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes (UNIT)/Sergipe. Campus Farolândia.

Maria Jussilene Santos Leite, Universidade Tiradentes

Graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes (UNIT)/Sergipe. Campus Farolândia.

Downloads

Publicado

2016-05-23

Como Citar

Jardim Pedó, J. C., Barreto, C., Pinto, A. L. N., & Leite, M. J. S. (2016). SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: AMPLIANDO OS OLHARES. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(2), 225–240. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2523

Edição

Seção

Artigos