Nietzsche, ressentimento e educação: provocando desterritorializações

Autores

  • Leonardo Leite de Andrade Universidade Tiradentes/Graduando de Psicologia
  • Dinamara Garcia Feldens Universidade Tiradentes/PPED - Professora e orientadora do programa adjunto ao mestrado e doutorado em educação da Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Nietzsche. Educação. Filosofia. Ressentimento.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo suscitar e percorrer alguns problemas inerentes a nossa educação institucionalizada que, como observamos despontencializa o sujeito, moldando-o, segundo os imperativos desta sociedade capitalista, que leva o aluno, sempre a ‘pontos finais’ e nunca a um meio criativo. A partir disso procuramos traçar certas linhas partindo do conceito de ressentimento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) e da filosofia do francês Gilles Deleuze (1925-1995) provocando assim um pensamento que é marcado por um devir, afirmando a sua diferença. Concluímos então com um novo olhar, um novo paradigma que tem por proposta o professor e sua relação com o aluno onde a educação seja voltada sempre para um acontecimento e que não se apegue a práticas programadas, instituídas e acabadas e sim uma política pública educacional que fuja desse assujeitamento, apontando sempre para novas veredas, novos processos criativos.

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Biografias Autor

Leonardo Leite de Andrade, Universidade Tiradentes/Graduando de Psicologia

Graduando em Psicologia (Habilitação: Formação de Psicólogo) na Universidade Tiradentes (SE), bolsista pelo programa PIBIC-CNPq e membro integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UNIT/CNPq), na referida instituição, colaborando com projetos, pesquisa e compartilhando ideias. Pesquisa atualmente, sobre Educação, Currículos Escolares, Ética e Subjetividade.

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Tiradentes/PPED - Professora e orientadora do programa adjunto ao mestrado e doutorado em educação da Universidade Tiradentes

Possui graduação em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (1996), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1999 CAPES _ Conceito 6) e Doutorado em Educação Básica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos _ UNISINOS (2004 Capes - Conceito 6), com bolsa Cnpq na Universidade da Sorbonné - França na área da Educação e Antropologia do Corpo. Possui pós doutorado pela Universidade Complutense de Madrid UCM, na área de Filosofia da Educação, através de bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq . É pesquisadora do Instituto Tecnológico de Pesquisa ITP e professora PPG I da Universidade Tiradentes no Programa de Pós Graduação em Educação na UNIT. É membro do Comitê Científico da Universidade Tiradentes onde coordena o Programa de Pós Graduação em Educação - nível Mestrado e Doutorado e o Doutorado Interinstitucional/ DINTER em Educação em parceria com o PED da PUC/RS. È avaliadora da CAPES na área do ensino PAEP/DPB. Tem experiência na área de Educação, História, Filosofia e Pesquisa, com ênfase em formação de professores, estudos de Gênero e ética currícular, História do Conhecimento e Filosofia da Diferença. Atua principalmente nos temas: epistemologia do conhecimento, fundamentos da educação, gênero,ética,formação de professores, filosofias pós-modernas, contemporaneidade. Trabalha com os autores, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Friedrich Nietzsche e Michel Foucault.

Publicado

2015-03-25

Como Citar

Andrade, L. L. de, & Feldens, D. G. (2015). Nietzsche, ressentimento e educação: provocando desterritorializações. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(3), 99–112. Obtido de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1953

Edição

Secção

Artigos