Conflitos e negociações no pós abolição: as relações de compadrio e dados populacionais em Sergipe

Autores

  • Ane Luise Silva Mecenas Santos Universidade Tiradentes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ana Claudia Pereira
  • Bruna Ribeiro Santos
  • José Daniel Vieira
  • José Elberson Galvão Santos
  • Layra Regina Cupertino Lopes
  • Suyan Dionizio Alves Teles Santos
  • Ticiane Santos

Palavras-chave:

Batismos. Pós-abolição. Sergipe.

Resumo

Esse projeto tem como objeto as práticas de compadrio e de sociabilidades entre homens de cor na Província e no Estado de Sergipe entre 1850 e 1950. O marco temporal justifica-se pelo fato de ser representativo para o entendimento das transformações sociais que ocorreram em Sergipe em dois tempos distintos: o tempo do cativeiro e o tempo do pós-abolição. Portanto, o objetivo dessa pesquisa consiste na preservação documental, por meio da digitalização dos acervos paroquiais, assim como compreender as práticas de compadrio como estratégias de negociação da população de cor na em Sergipe nos últimos decênios da escravidão em contraponto com os primeiros decênios do pós-abolição. Nesse sentido, a investigação contribui para a discussão a respeito da população afro-sergipana no período imperial e republicano, preenchendo uma lacuna da historiografia local. Ele é financiado pelo Ministério da Cultural e foi selecionado pelo Edital PROEXT PROPESQ – UFPE: preservação e acesso aos bens do patrimônio Afro-brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ane Luise Silva Mecenas Santos, Universidade Tiradentes Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Diretora do Museu Galdino Bicho e da Pinacoteca Jordão de Oliveira. Doutoranda em História na UNISINOS. Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora dos grupos de pesquisa do CNPq, “Jesuítas nas Américas”, “Culturas, Identidades e Religiosidades” e “Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX)”.

Downloads

Publicado

2014-10-27

Como Citar

Santos, A. L. S. M., Pereira, A. C., Santos, B. R., Vieira, J. D., Santos, J. E. G., Lopes, L. R. C., … Santos, T. (2014). Conflitos e negociações no pós abolição: as relações de compadrio e dados populacionais em Sergipe. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 267–277. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1738

Edição

Seção

Artigos