MEDIAÇÃO E ACESSO À JUSTIÇA: O OUTRO LADO DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO PAPEL DAS TELENOVELAS DE DISSEMINAÇÃO DE UMA CULTURA NÃO CONFLITIVA

Autores

  • Nivaldo Souza Santos Filho Centro Universitário Estácio de Sá Sergipe
  • Gabriele Azevedo Barreto Universidade Tiradentes - UNIT
  • Flávia Moreira Guimarães Pessoa

Resumo

Diante do avanço e legitimação da mediação de conflitos para efetivação do acesso à justiça, principalmente em virtude da lei 13.105 de 2015, o novo Código de Processo Civil, o  presente trabalho analisa um aspecto conflituoso da novela “O outro lado do paraíso” da Rede Globo, tentando demonstrar que existe um outro lado da resolução de conflitos que não é o atribuido a figura do juiz decisor, e que muito menos é falado ou discutido nas telenovelas e consequentemente na sociedade brasileira. Objetiva dispor sobre a grande influência que a televisão tem sobre a população, reforçando a ideia que caso fosse utilizada de maneira objetiva a propagar uma cultura não conflitiva de resolução de conflitos, poderia contribuir para que a população conheça, familiarize-se e consequentemente opte pela mediação de conflitos ao invés da via tradicional impositiva A metodologia utilizada deu-se em torno do método dedutivo em análise de um conflito específico da obra televisiva, bem como o método comparativa, utilizando-se ainda a pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo Souza Santos Filho, Centro Universitário Estácio de Sá Sergipe

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes – UNIT. Professor do curso de graduação em direito do Centro Universitário Estácio de Sá Sergipe. Mediador e Conciliador responsável pelo núcleo de mediação e conciliação de conflitos do NPJ Estácio Sergipe. Aluno Especial do Doutorado em direito da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Integrante dos grupos de pesquisa “Direito e Arte” e “Direitos fundamentais, novos direitos e evolução social” presentes no diretório do CNPq. Email: profnivaldo.souzasf@gmail.com .

Gabriele Azevedo Barreto, Universidade Tiradentes - UNIT

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes – UNIT. Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa “Direitos Fundamentais, novos direitos e evolução social” – CNPq.

Flávia Moreira Guimarães Pessoa

Doutora em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Mestra em Direito pela Universidade Gama Filho; Pós Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Professora do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes – UNIT e do Mestrado em Constitucionalização do Direito da Universidade Federal de Sergipe – UFS; Juíza Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça – CNJ; Coordenadora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20° Região; Académica da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da Academia Sergipana de Letras Jurídicas.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Santos Filho, N. S., Azevedo Barreto, G. ., & Moreira Guimarães Pessoa, F. . (2021). MEDIAÇÃO E ACESSO À JUSTIÇA: O OUTRO LADO DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO PAPEL DAS TELENOVELAS DE DISSEMINAÇÃO DE UMA CULTURA NÃO CONFLITIVA . Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(1), 218–232. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/10074

Edição

Seção

Artigos