Jornalismo Literário: A fusão de duas linguagens

Autores

  • João Roberto Barbosa Andrade de Souza Centro Universitário Tiradentes (UNIT AL)

Palavras-chave:

Jornalismo-literário, Livro-Reportagem, New Journalism, Não-ficção.

Resumo

O presente trabalho possui o intuito de esclarecer como a linguagem jornalística surge na linguagem literária, categorizando-o como livro-reportagem, com ligação ao New Journalism (Novo Jornalismo, no português). A relevância para análise deste objeto de pesquisa não é somente em relação ao toque literário, mas também a sua importância histórica e jornalística. O referencial teórico da pesquisa é embasado em livros de autores que se dedicam ao estudo do jornalismo-literário, a pesquisa foi bibliográfica, onde utilizamos diversos títulos da literatura atinente ao tema em apreço. Podemos destacar o uso de trechos de livros de Marcelo Bulhões, Eduardo Belo, Felipe Pena, Edvaldo Pereira Lima, Tom Wolfe, dentre outros. Utilizamos, ainda, artigos publicados em periódicos e apresentados em congressos, todos eles correspondentes ao tema abordado. O resultado da análise de trechos do referido livro ajudará a solucionar dúvidas em relação ao uso dos recursos do jornalismo em livros que não são diretamente livros jornalísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Roberto Barbosa Andrade de Souza, Centro Universitário Tiradentes (UNIT AL)

• Autor do artigo: A Linguagem Literária do New Journalism em The Duke in his Domain, na revista Cadernos de Graduação – Ciências Humanas, Centro Universitário Tiradentes, v. 4, n. 1 (2017). https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitshumanas/article/view/3828.

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Barbosa Andrade de Souza, J. R. (2020). Jornalismo Literário: A fusão de duas linguagens. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(1), 237. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/8079

Edição

Seção

Artigos