Contabilidade Rural: A Importância da Contabilidade Aplicada aos Pequenos Produtores Rurais

Autores

  • Diego Silva Souza Professor da Universidade Tiradentes
  • Claudia Tissiane Gois Cardoso Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes
  • Maria Jaqueline dos Santos Pereira Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Contabilidade Rural, Ferramenta de Gestão e Controle, Pequeno Produtor Rural.

Resumo

Este artigo visa demonstrar a importância da Contabilidade Rural aplicada aos pequenos produtores, como um instrumento de gestão que possibilita, através das informações contábeis, o planejamento e controle financeiro, auxiliando na tomada decisão, visto que esta contribui para melhor compreensão dos custos e resultados da produção. Por conseguinte, tais informações são indispensáveis, pois compõe o planejamento e a transformação dos setores sobre as diversas culturas. Verifica-se que, a Contabilidade Rural é um dos instrumentos de gestão menos usual pelos produtores residentes do Município de Rio Real - BA. Esse estudo constatou a falta conhecimento dos produtores rurais, em relação ao uso das ferramentas Contábeis para melhor gerir sua propriedade e consequentemente alavancar seus resultados. E por fim esta pesquisa visa agregar e incentivar os produtores a fazerem uso desses instrumentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Silva Souza, Professor da Universidade Tiradentes

Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente sou Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis EAD, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (presencial e EAD) e Administração (EAD). Possuo experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, e como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS. Educador Certificado pelo Google for Education nos níveis 1 e 2.

Claudia Tissiane Gois Cardoso, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Maria Jaqueline dos Santos Pereira, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Souza, D. S., Cardoso, C. T. G., & Pereira, M. J. . dos S. (2020). Contabilidade Rural: A Importância da Contabilidade Aplicada aos Pequenos Produtores Rurais. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(1), 95. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7681

Edição

Seção

Artigos