Acessibilidade: será que as universidades estão preparadas para atender adolescentes e adultos com necessidades especiais?

Autores

  • Edson Paulo Santos Universidade Tiradentes (UNIT).
  • Liz do Nascimento Andrade

Palavras-chave:

Deficiência física, Mental, Visual e Auditiva, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Alguns jovens sofrem com algum tipo de deficiência, e quando ela é física dificulta ainda mais sua entrada em algumas instituições. O que antes era visto como anomalia, hoje é visto como “diferente” e ainda que exista um preconceito nas instituições, elas precisam se adequar a esses indivíduos para quebrar essa indiferença. E ainda que haja a legislação a favor desses portadores será que as universidades estão preparadas para receber esses alunos, tanto na parte física quanto na parte docente? A pesquisa, bibliográfica a seguir tem a finalidade de abordar a importância da acessibilidade aos portadores de deficiência física, visual, mental e auditiva, bem como identificar a acessibilidade presente na Universidade Tiradentes, verificando os equipamentos que dispõem de uma acessibilidade adequada. A pesquisa tem como objetivo ver realmente quais são os direitos que esses alunos têm para ter acesso à universidade e se a universidade cumpre com o seu dever se adequando para os mesmos. Faz-se necessário que haja uma adaptação nas edificações e estruturas dos equipamentos de interesse público para que lhes permita um maior acesso dos mesmos. E preparar toda a equipe docente para melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem, quebrando barreiras para o conhecimento. Tendo um trabalho conclusivo de que a acessibilidade realmente acontece que não fica apenas dito que essa acessibilidade existente como palavra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-03-24

Como Citar

Santos, E. P., & Andrade, L. do N. (2014). Acessibilidade: será que as universidades estão preparadas para atender adolescentes e adultos com necessidades especiais?. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(1), 155–164. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/225

Edição

Seção

Artigos