Concessão do seguro defeso: uma influência na vida do pescador

Autores

  • Jane Cláudia Jardim Pedó Universidade Tiradentes
  • Ulícia Angela Fernandes dos Santos UNIT

Palavras-chave:

Política Pública. Seguro Defeso. Pescadores. Questão Ambiental

Resumo

O estudo trata da análise e concessão da Política Pública do Seguro Defeso, e sua influência na vida do pescador. A revisão de literatura mostra que a pesca brasileira, apesar dos vários benefícios que produz para os pescadores e empresários, pode provocar a extinção de algumas espécies e ocasionar um grande desequilíbrio no ecossistema, quando visam à captura dos cardumes, sem preocupação com as questões ambientais. Em virtude dos impactos sociais e ambientais gerados pelo setor pesqueiro, foram implementadas políticas públicas direcionadas à pesca brasileira, para minimizar o agravamento dos problemas ambientais e a proibição da pesca em determinados períodos. O defeso, como política atua na defesa do meio ambiente, visando à preservação das espécies e a garantia de subsistência aos pescadores artesanais, cujo fundamento é o do desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Cláudia Jardim Pedó, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1985), graduação em Educação Artística Habilitação Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas (1997), especialização em Serviço Social e Política Social pela Universidade Nacional de Brasília (2001), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, escola, mundo do trabalho, família, exclusão social, agricultura familiar e economia solidária.

Ulícia Angela Fernandes dos Santos, UNIT

Graduanda em Serviço Social/UNIT

Downloads

Publicado

2015-03-25

Como Citar

Jardim Pedó, J. C., & Santos, U. A. F. dos. (2015). Concessão do seguro defeso: uma influência na vida do pescador. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(3), 183–194. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1960

Edição

Seção

Artigos