DIREITOS E POLÍTICAS SOCIAIS: ATENÇÃO BÁSICA AOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA /SERGIPE NO PERÍODO DE 2012 – 2020.

Autores

  • Ana Paula Souza Vasconcelos
  • Bárbara Elizabete Rodrigues da Silva
  • Maria Caroline Siqueira dos Santos
  • Viviane Mota de Góis UNIT
  • Rony Reis do Nascimento

Resumo

O envelhecimento é um processo que envolve fatores diversificados. O desenvolvimento efetivo das políticas sociais e os direitos dos idosos na atenção básica são imprescindíveis para obtenção da longevidade saudável deste grupo. O objetivo deste estudo foi discorrer sobre a importância da caracterização do perfil dos idosos atendidos no Programa de Atenção Básica do Município de Itabaiana /Sergipe. O desenvolvimento foi através de pesquisa bibliográfica-documental onde utilizou-se ferramentas como livros, bancos de dados, documentos específicos. Constatou-se a fundamental importância da aplicação correta das políticas públicas, pois promoverão os direitos aos idosos, foram identificadas as principais dificuldades do programa de atenção básica e destacou-se a suma importância do profissional de Assistência neste contexto. O embasamento do referido trabalho contribui na busca de melhores condições para população idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Souza Vasconcelos

Acadêmica do Curso Serviço Social, Universidade Tiradentes – UNIT, Polo Itabaiana.

Bárbara Elizabete Rodrigues da Silva

Acadêmica do Curso Serviço Social pela Universidade Tiradentes – UNIT, Polo Itabaiana.

Maria Caroline Siqueira dos Santos

Acadêmica do Curso Serviço Social pela Universidade Tiradentes – UNIT, Polo Itabaiana.

Viviane Mota de Góis, UNIT

Pós-Graduada em Gestão de Políticas Públicas – UFS; Especialista em Uso Abusivo e Dependência de
Substâncias Psicoativas, Universidade Federal de São Paulo – UFSP; Mestranda em Educação UFS/PPGED; Bacharel em Serviço Social pela Universidade Tiradentes e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS; Experiência profissional na Secretaria Municipal de Assistência Social de Moita Bonita/ SE, Ministério do Desenvolvimento Social/ BPC na Escola, no IBGE e na Fundação Pedro Paes Mendonça (Professora); Perita do Tribunal de Justiça Federal do Estado de Sergipe; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Moita Bonita/SE; Professora Articuladora da Universidade Tiradentes; Diretora de Planejamento e Gestão do SUAS de Moita Bonita/SE; Possui ainda ampla experiência em Projetos Habitacionais, com atuações técnicas de acompanhamento social do FNHIS etc.

Rony Reis do Nascimento

Doutor em Educação, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP, campus Marília; Mestre em Educação, Universidade Tiradentes – UNIT; Graduado em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP, campus Marília e em Serviço Social pela Universidade Tiradentes – UNIT; Professor Assistente I do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes – UNIT.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Souza Vasconcelos, A. P., Rodrigues da Silva, B. E. ., Siqueira dos Santos, M. C. ., Mota de Góis, V. ., & Reis do Nascimento, R. . (2021). DIREITOS E POLÍTICAS SOCIAIS: ATENÇÃO BÁSICA AOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA /SERGIPE NO PERÍODO DE 2012 – 2020. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(1), 276–288. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/9993

Edição

Seção

Artigos