A estética art déco e a arquitetura estatal da era Vargas em Aracaju.

Autores

  • Carlos Cesar Menezes Maciel Filho Universidade Tiradentes
  • Rogério Freire Graça Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Aracaju. Art Déco. Era Vargas. patrimônio arquitetônico. história urbana.

Resumo

A linguagem estética do Art Déco surgiu, no início do século XX, como instrumento de manifestação, ao nível do design e da arquitetura, dos anseios pela adesão à era das máquinas. Logo, as nações passaram a adotar essa linguagem arquitetônica moderna como instrumento de legitimação do seu alinhamento com o progresso técnico-industrial. No Brasil, foi na Era Vargas (1930-1945) que o Art Déco toma forma, pela adequação de sua estética aos programas nacionalistas e progressistas deste governo. Naturalmente, pela sua importância política de capital, Aracaju será palco, principalmente entre os governos de Augusto Maynard (1930-1935 e 1942-1945) e Eronides de Carvalho (1935-1941), das intervenções arquitetônicas estatais delineadas a partir da estética modernizante do Art Déco. Este trabalho, portanto, visa fazer uma análise histórica da inserção da linguagem Déco na capital sergipana, bem como identificar nas edificações públicas do período o uso desta estética moderna, utilizada como meio de expressão dos governos representante da Era Vargas em Sergipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Cesar Menezes Maciel Filho, Universidade Tiradentes

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes em 2014.

Rogério Freire Graça, Universidade Tiradentes

Professor dos cursos de História e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes, licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe em 1998, especialista em Arte e Educação pela Faculdade São Luís de França em 2007 e Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes em 2012.

Downloads

Publicado

2014-10-27

Como Citar

Maciel Filho, C. C. M., & Graça, R. F. (2014). A estética art déco e a arquitetura estatal da era Vargas em Aracaju. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 99–123. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1561

Edição

Seção

Artigos