DIVERSIDADES E ADVERSIDADES BIOECOLÓGICAS À LUZ DE URIE BRONFENBRENNER: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO IDENTITÁRIO DO INDIVÍDUO FRENTE ÀS INFLUÊNCIAS DISFUNCIONAIS DO CONTEXTO SISTÊMICO-FAMILIAR

Autori

  • Vilma Janaína Rios Cabral Victal Centro Universitário Tiradentes/AL
  • Sandra Patrícia Lamenha Peixoto Graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2003). Pós-graduação em Saúde Mental pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2007), Mestrado em Linguística pela UFAL (2011), Formação em Psicologia Escolar
  • João Paulo Alves Pereira Centro Universitário Tiradentes/AL

Parole chiave:

Urie Bronfenbrenner. Bioecológica. Desenvolvimento humano. Psicologia Escolar. Família

Abstract

A teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner explica o desenvolvimento humano através de um sistema interrelacional, subdividido em níveis e aspectos multidirecionais. Segundo esta perspectiva teórica o indivíduo não se constrói apenas passivo às influências exercidas pelo ambiente, sendo ele também um agente nessa relação de implicações mútuas. O presente artigo propõe discutir os aspectos que compõem a teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano ressaltando sua perspectiva dinâmica no que se concerne às interações contextuais ao longo do curso existencial - dando enfoque ao processo de caracterização identitária do indivíduo a partir das influências disfuncionais do contexto familiar e de que forma essas referências construídas reverberam comportamentalmente no ambiente escolar. Para tanto fez-se revisão de literatura contextualizada historicamente. A literatura indicou que o psicólogo deve ser um instrumento mediador para que ambos os contextos, família e escola, atuem de forma conjunta, possibilitando ao indivíduo a autonomia para que ele se reconheça agente da sua própria mudança e rompa com a visão de que é um “problema”, e que decisões devem ser tomadas por ele. Destacou-se, portanto, a importância da psicologia escolar como suporte na composição desse indivíduo, mediante os conflitos que emergem desse referencial de aprendizagens vivenciais.

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Biografie autore

Vilma Janaína Rios Cabral Victal, Centro Universitário Tiradentes/AL

Graduanda de psicologia. Graduada em Direito. Especialista em Direito Processual Civil

João Paulo Alves Pereira, Centro Universitário Tiradentes/AL

Graduando de Psicologia

Pubblicato

2019-10-09

Come citare

Rios Cabral Victal, V. J., Peixoto, S. P. L., & Pereira, J. P. A. (2019). DIVERSIDADES E ADVERSIDADES BIOECOLÓGICAS À LUZ DE URIE BRONFENBRENNER: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO IDENTITÁRIO DO INDIVÍDUO FRENTE ÀS INFLUÊNCIAS DISFUNCIONAIS DO CONTEXTO SISTÊMICO-FAMILIAR. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(3), 287. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7070

Fascicolo

Sezione

Artigos