DESIGN GRÁFICO E CINEMA: As Perspectivas Semióticas do Filme In the Mood for Love

Autors/ores

  • Izael Dias da Silva Filho
  • Talita de Azevedo Déda

Paraules clau:

Palavras – Chave, Design Gráfico, Design de produção, Semiótica e Linguagem Cinematográfica.

Resum

O designer de produção, profissional que atua na indústria cinematográfica, é responsável pelo conceito estético da imagem fílmica. Para alcançar o conceito que o filme requer, ele utiliza certos elementos que servirão de apoio aos personagens e a narrativa, no entanto para a articulação desses elementos, o designer de produção deve compreender as regras do alfabetismo visual e de que forma ele pode auxiliar nas unidades da linguagem visual em prol da narrativa, tendo como objeto de estudo o filme In the Mood for Love. Para a compreensão da significação desses elementos no filme, será realizada uma análise semiótica com base no método de Christian Metz (2014) auxiliado pela transcrição e leitura fílmica proposta por Laurent Jullier e Michel Marie (2009). Este artigo não pretende fazer uma análise unilateral sobre o discurso fílmico e suas estratégias narrativas, mas sim, objetiva expor aos designers gráficos de que maneira as teorias em design gráfico podem ser aplicadas ao projeto fílmico, com o intuito de auxiliar a narrativa fílmica, através de um estudo sobre os elementos de design de produção presentes no filme In the Mood for Love.

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Publicades

2019-03-18

Com citar

Filho, I. D. da S., & de Azevedo Déda, T. (2019). DESIGN GRÁFICO E CINEMA: As Perspectivas Semióticas do Filme In the Mood for Love. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(2), 47. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/6164

Número

Secció

Artigos