EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Adriana Monize Machado Santos Universidade Tiradentes.
  • Jussára Laleska Paixão Teles Marques Universidade Tiradentes.
  • Kathia Cilene Santos Nascimento Universidade Tiradentes.

Palavras-chave:

Inclusão, Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos Multifuncionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os avanços e desafios do Atendimento Educacional Especializado no que diz respeito à sua implementação. Outra questão a ser abordada é a formação continuada dos professores. Essa modalidade de ensino é de extrema importância visto que durante algum tempo os alunos com necessidades educacionais especializadas ficavam à margem do acesso ao ensino regular. Sobre esse paradigma chamado inclusão o presente artigo é fundamentado em autores que abordam esse tema, bem como na legislação vigente. Quanto aos procedimentos metodológicos foram feitas pesquisas bibliográficas através de fontes escrita com base nos dados, onde utilizamos livros, sites fazendo comparações, com diferentes teóricos que abordam o tema como base de pesquisa neste artigo. Foi utilizado conceito de inclusão sob a visão de Mantoan (2003), além da abordagem de educação especial indicada na Constituição Federal de 1988 nos Art. 205 e Art. 208. Com base no estudo e nas questões levantadas compreendemos que ainda existem desafios a serem enfrentados no que tange à adequação das escolas e principalmente à capacitação de profissionais para atender efetivamente esses alunos assegurando um desenvolvimento pessoal, social e educacional da pessoa com necessidade educacional especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Monize Machado Santos, Universidade Tiradentes.

Aluna do curso de Pedagogia da Unit

Jussára Laleska Paixão Teles Marques, Universidade Tiradentes.

Aluna do curso de Pedagogia da Unit

Kathia Cilene Santos Nascimento, Universidade Tiradentes.

Graduada em Letras Português (unit), Esp. em Libras (Pio Décimo), Esp. em Linguística (Gama Filho), Aluna regular do Curso de Mestrado em Ciências da Educação (Lusófona).

Downloads

Publicado

2018-04-20

Como Citar

Machado Santos, A. M., Paixão Teles Marques, J. L., & Santos Nascimento, K. C. (2018). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 4(3), 153. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/5086

Edição

Seção

Artigos