O movimento Hip Hop em Aracaju: práticas culturais e inclusão Social

Auteurs-es

  • Jesana Batista Pereira Universidade Tiradentes - SET Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais- FITs
  • Angélica Ferreira da Silva Universidade Tiradentes
  • Marcos Vinícius Barbosa Fonseca Universidade Tiradentes

Mots-clés :

Movimento hip hop, práticas culturais, inclusão social

Résumé

O artigo traça um estudo sobre o Movimento Hip Hop em Aracaju buscando compreender como se processam as práticas culturais e como estas colaboram com a promoção da inclusão social. A pesquisa desenvolveu-se através de entrevistas realizadas com integrantes do movimento ligados aos quatro elementos que caracterizam sua prática, a saber: o Break, o DJ, o Grafite, e o Rap, bem como com um elaborador de projetos de inclusão social do movimento em Aracaju para conhecer como são realizados e como funcionam os projetos. O intuito foi de compreender suas concepções acerca do que fazem, assim como também a realidade do meio social em que vivem. Em sendo um movimento construído pela “periferia”, o artigo também tenta evidenciar o quanto, através de seus projetos sociais, o movimento hip hop busca superar as condições de marginalização, atraindo jovens para seu meio e inserindo-os em oficinas de artes, dança, música, canto, dentre outros trabalhos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Jesana Batista Pereira, Universidade Tiradentes - SET Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais- FITs

Doutora em Antropologia pela UFPE.

Professora Titular I da Universiade Tiradentes

Pesquisadora do Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade Integrada Tiradentes/Al

Angélica Ferreira da Silva, Universidade Tiradentes

Graduada em Serviço Social pela Universidade Tiradentes

Marcos Vinícius Barbosa Fonseca, Universidade Tiradentes

Graduado em Serviço Social pela Universidade Tiradentes

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Publié-e

2013-10-17

Comment citer

Pereira, J. B., Silva, A. F. da, & Fonseca, M. V. B. (2013). O movimento Hip Hop em Aracaju: práticas culturais e inclusão Social. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(3), 219–228. Consulté à l’adresse https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/916

Numéro

Rubrique

Artigos