O processo de percepção no comportamento do consumidor: estudo de caso em livrarias de Aracaju

Autores

  • Sílvia Góis Dantas Universidade Tiradentes
  • Cássia Adriane Lessa Universidade Tiradentes
  • Carolina Santana de Morais Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Comportamento, consumidor, percepção, livraria, ponto de venda

Resumo

Este artigo apresenta como tema o processo de percepção no comportamento do consumidor buscando entender como os estímulos presentes nos pontos de venda contribuem para a experiência do visitante e/ou consumidor. Para tanto, têm-se como base teórica os estudos de comportamento do consumidor desenvolvidos por Michael Solomon (2016) sobre percepção, processo do comportamento do consumidor que é composto por três etapas consecutivas que se caracterizam pela transformação de estímulos em significados: exposição, atenção e interpretação. A partir de uma escolha aleatória de dois estabelecimentos comerciais do mesmo setor de atividade, foi realizada uma visita técnica a duas livrarias da cidade de Aracaju/SE (Escariz e Saraiva), com interesse em observar os ambientes, os estímulos sensoriais, o comportamento dos consumidores bem como da equipe de vendas, a fim de pontuar suas principais diferenças e semelhanças, para estabelecer um comparativo entre os dois estabelecimentos a partir dos elementos perceptuais que podem influenciar o comportamento do consumidor, contribuindo para uma imagem positiva ou negativa de cada empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Góis Dantas, Universidade Tiradentes

Docente na Universidade Tiradentes (Aracaju/SE, Brasil) nos cursos de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP).

Cássia Adriane Lessa, Universidade Tiradentes

Estudante do curso de Jornalismo

Carolina Santana de Morais, Universidade Tiradentes

Estudante do curso de Jornalismo

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Dantas, S. G., Lessa, C. A., & Morais, C. S. de. (2020). O processo de percepção no comportamento do consumidor: estudo de caso em livrarias de Aracaju. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(1), 227. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7803

Edição

Seção

Artigos