Metodologia nas aulas de Língua Portuguesa na educação de jovens e adultos

Autores

  • Daniella de Jesus Lima Universidade Tiradentes
  • Daniele Rosendo dos Santos Universidade Tiradentes
  • Luciane Cristina da Silva Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, professor, aluno, metodologia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância de uma metodologia de ensino adequada para a educação de jovens e adultos, bem como identificar a metodologia utilizada nas aulas de língua portuguesa na educação de jovens e adultos em um colégio particular do estado de Sergipe, de modo que será possível propor alguma metodologia a ser aplicada nas aulas de língua portuguesa do ensino de jovens e adultos. Para isso, foi feita uma abordagem superficial em relação à história do Ensino de Jovens e Adultos no Brasil, esta pode ser dividida em três períodos: de 1946 a 1958, de 1958 a 1964 e de 1964 aos dias atuais. E ainda, percebemos que os educadores que fazem parte da EJA devem antes de qualquer coisa, ter a curiosidade de saber pelo menos um pouco sobre o cotidiano, o contexto socioeconômico daqueles alunos. Para então, planejar e desenvolver sua metodologia, de maneira que atraíam os discentes para o aprendizado, evitando assim, a evasão dos alunos do EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella de Jesus Lima, Universidade Tiradentes

Graduanda no 6º período do curso de Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT) e pós-graduanda em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de França. Desenvolve pesquisa na linha Educação e Comunicação, tendo como objeto de estudo a utilização de Narrativas Transmídia para o desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem - UNIT. E-mail: daniellalima90@gmail.com.

Daniele Rosendo dos Santos, Universidade Tiradentes

Graduanda no 6º período do curso de Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT). E-mail: danny-rosendo@hotmail.com.

Luciane Cristina da Silva, Universidade Tiradentes

Graduanda no 6º período do curso de Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT). E-mail: lucicristina_silva@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Lima, D. de J., dos Santos, D. R., & da Silva, L. C. (2013). Metodologia nas aulas de Língua Portuguesa na educação de jovens e adultos. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(3), 197–208. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/764

Edição

Seção

Artigos