O “EU” E O “OUTRO”: A QUESTÃO DA ALTERIDADE NAS RELAÇÕES ESCOLARES

Auteurs-es

  • Bianca Sthephanny Martins Gomes
  • Cristiano de Jesus Ferronato

Mots-clés :

identidade, alteridade, afetividade

Résumé

O presente artigo tem como objetivo contextualizar o tema da alteridade investigando o quanto o “outro” tem influência sobre minha liberdade e o que sou, baseando-nos na afirmação de Sartre que diz “o outro detém um segredo: o segredo do que eu sou”. A pesquisa foi feita tendo como aporte metodológico entrevistas realizadas com professoras (es) de escolas rurais da Rede Básica do município de Propriá, em Sergipe na região do Baixo São Francisco. Para alcançar o objetivo proposto relacionamos a alteridade na identidade docente. O referencial teórico do trabalho está ancorado nos escritos de BEZERRA (2011, 2017), GALLO (2008), FURTADO (2011) e ORSO (2016), estes autores definem a alteridade como um todo e sua influência em sala de aula. A partir da pesquisa concluímos que o tema da alteridade ainda precisa ser amplamente explorado nas escolas e oportunidades necessitam ser criadas para que professores tomem consciência acerca do tema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Bianca Sthephanny Martins Gomes

Formada em Letras - Inglês pela Universidade Tiradentes. Foi bolsista PROBIC/UNIT (2017-2018) e novamente bolsista PIBIC/CNPq (2018-2018) em projeto de Iniciação Científica pelo programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Integrante do grupo de pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN), liderado pelo coordenador da pós-graduação em educação da Universidade Tiradentes Prof. Dr. Cristiano de Jesus Ferronato.

Cristiano de Jesus Ferronato

Doutor em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor PPG PLII e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Formação Docente.

Téléchargements

Publié-e

2019-10-09

Comment citer

Martins Gomes, B. S., & de Jesus Ferronato, C. (2019). O “EU” E O “OUTRO”: A QUESTÃO DA ALTERIDADE NAS RELAÇÕES ESCOLARES. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(3), 135. Consulté à l’adresse https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7135

Numéro

Rubrique

Artigos