ALIENAÇÃO PARENTAL FRENTE À LEI 13.058: A FORMAÇÃO DE UMA NOVA PERSPECTIVA FAMILIAR

Autores

  • Hortência de Abreu Gonçalves Universidade Tiradentes - UNIT/SET, Brasil
  • Ellise Grasielle Mendonça Dantas Universidade Tiradentes.
  • Fábio Wiltshire Carvalho Rodrigues
  • Karla Vasconcelos Freitas de Jesus
  • Raimunda Pinto de Oliveira

Palavras-chave:

Alienação parental. Guarda compartilhada. Família. Lei nº 13.058/2014.

Resumo

O presente artigo aborda os impactos causados pela alienação parental entre crianças e/ou adolescentes de pais divorciados, assim como o seu entrelace com o surgimento da Lei 13.058/14. Ao longo do estudo também foi analisado os benefícios da guarda compartilhada, incluindo sua relação com a diminuição dos casos de alienação parental. Este novo panorama trouxe à tona a formação de um grupo familiar diferente, mais integrado e unido na divisão de tarefas e responsabilidades com seus filhos. A pesquisa foi qualitativa, utilizando-se de dados bibliográficos, tendo em vista o caráter predominantemente descritivo e estudo teórico. Utilizou-se somente de revisão da literatura de vários artigos científicos no âmbito jurídico e leis específicas sobre alienação parental e guarda compartilhada. O presente artigo possui natureza aplicada, pois teve como objetivo gerar conhecimentos sobre guarda compartilhada e alienação parental. O universo da pesquisa é a sociedade concretizada no âmbito familiar, bem como pais, crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hortência de Abreu Gonçalves, Universidade Tiradentes - UNIT/SET, Brasil

 Licenciado e Bacharel em História-UFS; Mestre em Sociologia-UFS; Mestre em Geografia-UFS; Doutor em Geografia-UFS; Pós-doutor em Estudos Culturais pelo PACC/FCC/UFRJ.

 

 

Ellise Grasielle Mendonça Dantas, Universidade Tiradentes.

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2016-05-23

Como Citar

Gonçalves, H. de A., Dantas, E. G. M., Rodrigues, F. W. C., Jesus, K. V. F. de, & Oliveira, R. P. de. (2016). ALIENAÇÃO PARENTAL FRENTE À LEI 13.058: A FORMAÇÃO DE UMA NOVA PERSPECTIVA FAMILIAR. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(2), 241–250. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2543

Edição

Seção

Artigos