ORÇAMENTO BASE ZERO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Kathia Cilene Santos Nascimento Universidade Tiradentes.
  • Lucas Guimarães de Oliveira Poderoso Guimarães de Oliveira Poderoso

Resumo

A partir da necessidade constante de emergir práticas, metodologias e ferramentas que auxiliem a tornar as organizações e instituições mais eficientes, este estudo aborda o orçamento base zero, uma não tão conhecida, porém poderosa ferramenta de gestão de custos. Sendo assim, foi investigado as possíveis consequências da implementação desta metodologia em micro e pequenas empresas, buscando os resultados por meio da análise do cruzamento de dados diretos de pesquisa de campo de viés exploratório e pesquisa bibliográfica. Neste sentido, sem ficar preso somente aos grandes casos de sucesso e as questões técnicas, buscou-se uma visão holística e metaorganizacional, para assim, então, compreender que esta forma de gerir custos em busca de resultados pode sim trazer diversos problemas em organizações pequenas que não contam com uma estrutura setorial bem definida e cultura organizacional marcante. Desta forma, o presente trabalho objetiva resgatar e compartilhar a respeito deste importante e pouco conhecido objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathia Cilene Santos Nascimento, Universidade Tiradentes.

Graduada em Letras Português (unit), Esp. em Libras (Pio Décimo), Esp. em Linguística (Gama Filho), Aluna regular do Curso de Mestrado em Ciências da Educação (Lusófona).

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Santos Nascimento, K. C., & Guimarães de Oliveira Poderoso, L. G. de O. P. (2021). ORÇAMENTO BASE ZERO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(3), 13. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/9856

Edição

Seção

Artigos