SER NO MUNDO: O RECINTO CRIATIVO DA CORPOREIDADE NA GESTALT TERAPIA

Autores

  • Nívia Tôrres Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Corporeidade, fisiologia neurótica, ajustamentos criativos, Gestalt-terapia

Resumo

Atualmente, existe um amplo corpo de literatura, de consistência metodológica, que visam as técnicas gestálticas para uma compreensão de mundo e de si mesmo. Este estudo englobará tais técnicas usando a corporeidade como lugar onde acomodará o vivido irrefletido, mas que possibilitará o encontro com o corpo do outro e, em consequência disto, a constituição de um corpo vivido e agora reflexivo, nomeado e conhecido. O artigo objetiva-se, a partir do estudo de caso realizado em uma clínica escolar de psicologia, apresentar os benefícios da corporeidade e da Gestalt como potencializadoras de recursos cognitivos e, estimulantes do EU-CORPO-MUNDO, da criatividade e da vivência subjetiva no sujeito único e pertencedor de ajustamentos criativos, sujeito este que é corpo portador de problemas emocionais, fruto de um sistema de relações disfuncionais. Além disso, busca analisar o papel do Gestalt- terapeuta na compreensão dos fatos e daquilo que não se vê, mas que é composto de sensação e senciência. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em busca de dados, que assume um método qualitativo. A corporeidade em conjunto com a Gestalt cuida do ser na sua essência, integrando áreas básicas, funções egóicas e sociais, além da subjetividade. O indivíduo estrutura, com o corpo, uma compreensão de mundo e de si mesmo. Diante de todas as informações prestadas na construção do artigo, corpo integra uma totalidade de existência do ser-no-mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nívia Tôrres, Universidade Tiradentes - UNIT

Artigo científico baseado no estudo de caso realizado durante o estágio específico I do curso de Psicologia, orientado pela supervisora e psicóloga Paula Marques (gestalt-terapia)

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Tôrres, N. (2020). SER NO MUNDO: O RECINTO CRIATIVO DA CORPOREIDADE NA GESTALT TERAPIA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(1), 271. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7839

Edição

Seção

Artigos