O processo transmidiático na educação a distância

Autores

  • Daniella de Jesus Lima Universidade Tiradentes
  • Andrea Cristina Versuti Universidade Tiradentes
  • Daniel David Alves da Silva Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Narrativas transmídia, Fanfics, Educação a distância

Resumo

A partir da contextualização do processo educacional mediado pelas tecnologias e, compreendendo a convergência tecnológica como uma transformação cultural que vai além da integração de dispositivos técnicos, procuramos refletir neste trabalho sobre as implicações deste novo cenário na Educação, mais especificamente nas propostas metodológicas e elaboração de conteúdos para a Educação a Distância (EAD). Para tanto, apresentamos algumas reflexões sobre as narrativas transmídia (Transmedia Storytelling) – considerando-as como um recurso diferenciado para contar histórias ampliadas, pressupondo a intensa interatividade do sujeito com a interface e a profícua interação dos sujeitos envolvidos no seu processo comunicacional. O artigo discutirá a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa acerca das características de três narrativas transmídia (Harry Potter, Heroes e Matrix), como devem ser elaborados conteúdos transmidiáticos educativos com o intuito de promover a aprendizagem significativa e colaborativa dos sujeitos de forma mais autônoma, ampliada e engajada. Isto porque, muito embora nas narrativas transmídia a produção coletiva de significados seja preparada para fins de entretenimento, acreditamos que é também possível pensar estas potencialidades para fins de aprendizagem. Promover conteúdos pedagógicos que sejam apropriados e ampliados de forma atrativa é um dos maiores desafios da Educação a Distância no contexto atual. Para tanto, com os resultados deste trabalho sugerimos que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA possam incorporar tais contribuições através da criação de novas ferramentas que viabilizem a construção pelos estudantes de narrativas acerca do conteúdo pedagógico apresentado nas disciplinas. Esta criação deve ser feita de forma participativa e colaborativa, utilizando-se do potencial já verificado pelas narrativas transmídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella de Jesus Lima, Universidade Tiradentes

Graduanda no 6º período do curso de Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT) e pós-graduanda em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de França. Desenvolve pesquisa na linha Educação e Comunicação, tendo como objeto de estudo a utilização de Narrativas Transmídia para o desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem - UNIT.

Andrea Cristina Versuti, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação com ênfase em Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é Professora PPG PLI do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Comunicação, onde desenvolve pesquisa sobre Narrativas Transmídias e EAD. É coordenadora de Pesquisa da Universidade Tiradentes desde agosto de 2012. Atua também como membro do Comitê Científico desta Universidade. É integrante dos grupos de pesquisa GECES - Educação, Comunicação e Sociedade e do GEFI - Educação, Filosofia e Imagem. É consultora ad hoc da FAPITEC/SE - Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Tem experiência na área de Sociologia da Cultura e Educação, com ênfase em Educação e tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia educacional, qualidade em educação a distância, Narrativas transmídias e Educação, Usabilidade de software educacional.

Daniel David Alves da Silva, Universidade Tiradentes

Mestrando em Educação pela Universdade Tiradentes (Unit) e graduado em Letras Inglês (Licenciatura) pela mesma instituição. Desenvolve pesquisa na linha Educação e Comunicação, tendo como objeto de estudo a utilização de Narrativas Transmídia na produção de Recursos Educacionais Abertos. Participa também do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI) e do Grupo de Pesquisa sobre Comunicação, Educação e Sociedade (GECES).

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Lima, D. de J., Versuti, A. C., & da Silva, D. D. A. (2013). O processo transmidiático na educação a distância. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(3), 185–196. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/768

Edição

Seção

Artigos