A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR DA REGIÃO ECLESIÁSTICA 987 - NEÓPOLIS-SE.
Abstract
No que concerne ao sucesso do Líder Transformacional a Inteligência Emocional salienta a importância das competências e habilidades emocionais e não apenas técnicas do líder. Mesmo esse tema sendo controverso e abrangente, no decorrer dos anos, esta ideia foi se tornando mais sustentada pelos autores da temática. Nos últimos anos as Instituições Evangélicas vêm utilizando da gestão das emoções em sua liderança como um meio de instigar o seu desenvolvimento e crescimento. Este estudo de caso teve como objetivo identificar a relação da Inteligência Emocional e a Liderança Transformacional junto aos pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular da Região Eclesiástica 987, cidade de Neópolis-Sergipe, tendo como princípio o desenvolvimento dos valores da instituição, observando de maneira sistematizada o comportamento emocional dos 8 pastores que compõem essa região. Além da observação participante os dados foram colhidos através de pesquisa documental. Os resultados obtidos apontaram uma relação positiva entre as variáveis da pesquisa, identificando o perfil do líder da instituição, sua relação com os seus liderados e demonstrando como a Inteligência Emocional se apresenta na Liderança Transformacional destes líderes, sendo estes capacitados pela própria Instituição mediante treinamento e mentoria. Conclui-se que os líderes que possuem a sua Inteligência Emocional elevada são mais eficazes do que os demais, demonstrando, em alguns casos resultados acima do esperado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-10-09
How to Cite
dos Santos, Y. M. F., & de Carvalho, M. B. (2019). A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR DA REGIÃO ECLESIÁSTICA 987 - NEÓPOLIS-SE. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(3), 13. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7196
Issue
Section
Artigos