Parque Lagoá: uma de espaço livre público no bairro da Levada, Maceió, AL

Autores

  • Daniel Silva Castro de Amorim Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Millena de Souza Silva Lopes Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)
  • Catarina Agudo Menezes Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Palavras-chave:

Espaço público, valorização, mágica, ilusionismo, problemática urbana.

Resumo

O presente artigo aborda questões pertinentes a proposta de um espaço livre público em um terreno localizado na Rua Barão de Alagoas, no bairro da Levada, em Maceió, AL. O processo culminou na idealização do Parque Lagoá, que tem como objetivo principal suprir a carência dos moradores do bairro por espaços destinados ao lazer e permanência. Para a estruturação de tal trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas que abordam temáticas relativas a importância desses espaços para o meio urbano. Em seguida foram analisados os aspectos legais e questões históricas da Levada, e como isso se reflete na caracterização da região em que o terreno está inserido. O conceito que direcionou a proposta foi a ludicidade e o mistério da mágica e o partido foi o ilusionismo, focando em como esses aspectos podem despertar a curiosidade e atenção de todas as faixas etárias, promovendo assim a interação das pessoas com o espaço e com a cidade. Conclui-se, então, que o projeto proposto promove a inclusão, socialização e interação em um bairro que carece muito em termos socioespaciais, tornando, assim, o ambiente urbano mais humano, seguro, atrativo e acolhedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Silva Castro de Amorim, Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL).

Millena de Souza Silva Lopes, Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL).

Catarina Agudo Menezes, Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação Dinâmicas do Espaço Habitado - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Federal de Alagoas. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP. Tem experiência com pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, principalmente com ênfase em história da arquitetura e do urbanismo brasileiro, sobretudo do período colonial, história da paisagem, história de Alagoas e iconografia. É integrante do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem desde 2003.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

de Amorim, D. S. C., Lopes, M. de S. S., & Menezes, C. A. (2019). Parque Lagoá: uma de espaço livre público no bairro da Levada, Maceió, AL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 5(3), 65. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/6616

Edição

Seção

Artigos