A gestão escolar no contexto participativo e democrático

Authors

  • Marilene Batista Nascimento Universidade Tiradentes
  • Lucicleide Cavalcante Ferreira
  • Raquel Pereira

Keywords:

Gestão Escolar. Democracia. Participação da Comunidade.

Abstract

Este artigo tem como objetivos descrever as implicações de uma gestão escolar baseada em um processo participativo, dinâmico e democrático; identificar as contribuições e os limites de uma gestão escolar baseada nos princípios da democracia para a aprendizagem dos alunos; e relacionar o sucesso da escola com a participação da comunidade. Este estudo tem relevância para a área, haja vista possibilitar a ressignificação de conhecimentos e saberes. Trata-se de uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, que abordou conceitos sobre a gestão escolar embasada no contexto participativo e democrático. Percebeu-se que a escola tem o dever de educar com responsabilidade, princípios éticos para estimular a democracia e o pensamento crítico do aluno. Por fim, concluiu-se que a gestão escolar é vista em dimensões diferentes. Antes se relacionava apenas ao processo de organizar e administrar. Após a inserção da democratização e da participação da comunidade, o ato de administrar uma instituição foi além dessas fronteiras e uma gestão de sucesso promove a interação entre os diversos grupos da comunidade escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marilene Batista Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutoranda pelo curso de Doutorado Interinstitucional em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2012). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2011), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE (2004) e graduação em Pedagogia pela Pio Décimo (2001) com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora da Universidade Tiradentes (Unit).

Published

2014-10-27

How to Cite

Nascimento, M. B., Ferreira, L. C., & Pereira, R. (2014). A gestão escolar no contexto participativo e democrático. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 257–265. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1729

Issue

Section

Artigos