A ESTÉTICA NA ESPETACULARIZAÇÃO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO RELEVO DA CONTEMPORANIEDADE

Autores

  • Renata Tavares Benia Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Valéria Cristina Bonini Universidade Tiradentes
  • Cristiane de Magalhães Porto UniversidadeTiradentes

Palavras-chave:

Comunicação. Espetacularização Imagética, Estética, Fotografia.

Resumo

A sociedade atual é uma sociedade contornada por imagens. A amplitude do alcance e produção das imagens fotográficas são questões pautadas na presente sociedade, sobretudo no que diz respeito aos princípios estéticos, avanço tecnológico e práticas amadoras fotográficas em virtude da democratização da fotografia. Nesse sentido, o referido estudo propõe examinar e traçar uma reflexão acerca do fenômeno da espetacularização das imagens fotográficas cujo destaque e manifestação se instalam na sociedade contemporânea, buscando o enfoque para a abordagem da contextualização da fotografia como produção artística, a questão do olhar, o exercício do ver e especialmente, o princípio estético. Tais pontos são proeminentes a contornar e tornar possível a compreensão da temática da espetacularização fotográfica contemporânea sugerida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Tavares Benia, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduanda em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes - UNIT (2015). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). E-mail: renatabenia@gmail.com.

Valéria Cristina Bonini, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação, linha de pesquisa Comunicação e Educação, UNIT/SE; Especialista em Potenciais da Imagem, UFBA/BA; Professora e Coordenadora dos Cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, UNIT/SE. E-mail: vbonini@oi.com.br / valeria_bonini@unit.br.

Cristiane de Magalhães Porto, UniversidadeTiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). E-mail: crismporto@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

Benia, R. T., Bonini, V. C., & Porto, C. de M. (2017). A ESTÉTICA NA ESPETACULARIZAÇÃO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO RELEVO DA CONTEMPORANIEDADE. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 4(1), 129. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/3696

Edição

Seção

Artigos